Um simples gesto demonstra todo o respeito, carinho e solidariedade de um grupo de colegas que trabalham juntas na Penitenciária Feminina Sandra Aparecida Lario Vianna, de Pirajuí. Desde o dia 16 de maio, funcionárias da unidade estão usando, todas as sextas, um lenço na cabeça para homenagear a colega Olga Maria de Oliveira Zácari, que se encontra em tratamento contra o câncer de mama.
A luta de Olga emocionou as colegas, que tiveram a ideia de lançar a campanha – não apenas uma homenagem, mas também um alerta para que as mulheres se previnam. Diz o texto da campanha, sobre Olga: “com muito amor e dedicação voltou ao trabalho durante o tratamento, que não se afastou e desempenha suas atividades laborterápicas diariamente, deixando um grande exemplo a todas nós”.
“Começa com esta atitude uma conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do auto-exame. Ficando assim a mensagem de que a mente saudável, um ambiente acolhedor torna o tratamento que sabemos tão invasivo, menos doloroso”, diz ainda as organizadoras da emocionante campanha.
A campanha estende-se até o mês de outubro. Além de irem trabalhar de lenço todas as sextas, as participantes estarão também mobilizadas no sentido de arrecadar lenços para doar a entidades que apoiam as pessoas carentes em tratamento do câncer. Um belo exemplo a ser seguido em outras unidades prisionais.