Em entrevista, o Diretor do Departamento de AEVP do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo – SIFUSPESP – trata deste assunto. Ele faz uma avaliação deste momento de preparação, fala da expectativa dos AEVPs, e também comenta sobre as reivindicações atuais dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária.
Confira a entrevista:
- O que você acha da decisão de finalmente os AEVPs poderem assumir as escoltas?
André Santos: A efetuação das escoltas pelos AEVPS já deveria ter sido executada faz tempo. Assim mesmo, acredito que esta decisão é um grande progresso para nossa categoria e foi bem aceita a escolta, pois há funcionários que preferem fazer escolta de presos a ficar dentro de uma unidade prisional.
- Está havendo treinamento para novos AEVPs. Mas e os antigos, como ficarão?
André Santos: Já houve um treinamento para os antigos e deve haver mais para que acompanhem os que entram agora nesta nova batalha (escolta). Será feita uma solicitação ao DRHU para saber quantos novos cursos vão surgir pra suprir as demandas de escoltas.
- Como será feita a escolha entre escolta e muralha?
André Santos: A decisão é nova e ainda não foram passados os detalhes de como deverá proceder esta divisão. Ao pessoal novo não sei se haverá escolha entre muralha ou escolta. Esta é uma pergunta que deve ser respondida pela SAP.
- O que muda para os AEVPs essa decisão de fazer escolta?
André Santos: O que muda é a responsabilidade que aumenta por tentar levar a categoria ainda mais adiante com esse novo projeto. É preciso determinação. Acredito na categoria e sei que as pessoas responsáveis pela escolta vão exercer com êxito esta tarefa.
- Tem armamento e treinamento suficientes?
André Santos: Treinamento eu tenho certeza de que não foi o ideal pra ninguém estar efetuando escolta. Foi um curso com poucas horas, o que deixa a desejar. Sobre o armamento, esta é uma questão importante que deve ser respondida pela SAP. Esta será uma das pautas discutidas na próxima reunião com o Secretário da Pasta.
- Quais são as outras reivindicações dos AEVPs ainda não atendidas referentes a escolta?
André Santos: Referente às reivindicações, é pressionar o governo para que as escoltas sejam feitas exclusivamente por AEVPs o quanto antes, uma realidade para todo o estado de São Paulo. Reivindicamos também a equiparação salarial com os ASPs. Além disso nós, AEVPs, temos mais uma luta travada: discutir o projeto da SAP que poderá aumentar mais um nível para os funcionários do setor.