Aconteceu na última quinta-feira, 31, uma reunião entre o Diretor do SIFUSPESP Gilberto Luiz Machado e o Coordenador da Coremetro, Hugo Berni. Entre outros temas, a reunião teve como pauta o trabalho dos novos AEVPs na escolta de presos de São Paulo e região metropolitana.
Segundo informação da SAP reforçada por Hugo Berni, o objetivo desta mudança é não empregar mais o ASP para a finalidade da 'escolta administrativa'. "A expectativa é que até meados de 2014 já seja possível estar desenvolvendo os polos da região central do Estado, ou seja, Campinas, Sorocaba e região, e assim sucessivamente", informa Gilberto Luiz Machado.
Durante a conversa foi mostrada a definição da primeira etapa desta mudança. De acordo com o Coordenador, serão inicialmente 06 polos onde serão divididos o contingente de 1.000 (mil) AEVPs e 106 viaturas disponíveis.
O SIFUSPESP estará acompanhando este importante processo de transferência da função de escolta que deverá ser função exclusiva dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. "Acreditamos que agora o AEVP exercendo plenamente a função poderá, junto com o SIFUSPESP, com organização, mobilização e luta, alcançar o merecido reconhecimento do Estado", afirmou Gilberto Machado.
Segue abaixo divisão dos primeiros pólos:
Capital - Santana - 254 Agentes de escolta - 27 viaturas
Parelheiros - 90 Agentes de escolta - 08 viaturas
Região do ABC - CDP Mauá - 144 Agentes de escolta - 15 viaturas
Osasco - Unidades I e II - 194 Agentes de escolta - 21 viaturas
Guarulhos - Penit. José Parada neto - 160 Agentes de escolta - 18 viaturas
Franco da Rocha - Unidade II - 158 Agentes de escolta - 17 viaturas