Em cima do carro de som, dirigentes sindicais discursaram sobre a campanha salarial 2013, reivindicando também o cumprimento da data-base, solução para problemas como superlotação carcerária, assédio moral, falta de funcionários, convocações excessivas e lentidão da LPT. O Tesoureiro Geral do SIFUSPESP, Gilberto Machado discursou sobre as más condições de trabalho e iniciou o discurso dizendo que "as atividades de segurança pública são as mais arriscadas, vivemos em estado de alerta 24h. Nossos servidores estão ficando doentes e o governo não faz nada por nós".
Dois grandes problemas da categoria são a superlotação carcerária e o déficit de funcionários, que estimulam o excesso de convocações, além de demandar excesso de trabalho aos servidores. Este foi o tema abordado pelo Secretário Geral João Alfredo de Oliveira. Já o Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz da Silva Filho (Danone), teve como foco de discurso os problemas do IAMSPE em todo o estado e aproveitou para reivindicar por melhor atendimento aos seus usuários.
Antonia Maria Ribeiro de Angelis, a Toninha de Avaré, é um exemplo de luta. Mesmo aposentada, Toninha sempre está presente nas atividades em prol da categoria. Na mobilização, não foi diferente: estimulou os servidores presentes falando sobre a importância de participar da luta pela categoria. "Temos que reivindicar. Temos que cobrar deste governo mais respeito aos nossos servidores. Somos funcionários do sistema prisional, somos guerreiros e merecemos aposentadoria digna, assim condição melhor de trabalho para os servidores atuantes".
O aumento salarial foi uma reivindicação, não apenas para ASPs e AEVPs, mas sim para todos os servidores do sistema prisional paulista. "Nosso sindicato representa todo o corpo funcional do sistema e é desejo de toda a categoria um aumento honesto de salário ", declarou o Presidente do SIFUSPESP João Rinaldo Machado.