compartilhe>

 

 

Representantes do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo estiveram, no dia 25, visitando a Penitenciária de Getulina. Os sindicalistas foram conversar com os servidores sobre a campanha salarial 2013, a importância da participação de todos na luta sindical, e também sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores na unidade.

Os diretores de base José Pinheiro Torres e Vanderlei Brosco,  e  diretor Jurídico Wellington Jorge Braga de Oliveira, ouviram as reivindicações dos funcionários quanto às más condições de trabalho, problemas com folga e denúncia de perseguição por parte da diretoria da unidade. Servidores reclamaram também da falta de uniforme e dos bebedouros, que estão em péssimo estado, e solicitaram que a CIPA tivesse mais apoio para que possa ser mais atuante.

Os sindicalistas perceberam certo temor, por parte dos funcionários, ao tratar da gestão da unidade. Ainda assim, falaram sobre indeferimento de folgas - o que é um desrespeito aos direitos do trabalhador.

Além da conversa com os funcionários, os sindicalistas procuraram a direção da unidade para discutir os problemas relatados. Foram recebidos pelo diretor substituto Cleuber Ferreira, pois o diretor geral está de férias. O diretor substituto negou que haja problemas de concessão de folgas e não respondeu às outras queixas apresentadas. “Diante disso, resolvemos discutir todas as reivindicações com o próprio diretor-geral, assim que ele retornar das férias”, esclarece Vanderlei Bosco.

AUTOMATIZAÇÃO

A visita também rendeu a oportunidade de conhecer o primeiro raio automatizado da unidade. De acordo com o diretor substituto, a Penitenciária de Getulina vai passar por uma reforma para a implantação desse sistema de segurança.

"Acreditamos que tudo é válido para garantir mais segurança dos servidores, mas não devemos ter a automatização como uma ‘fórmula mágica’ que vai resolver tudo mesmo com a superlotação carcerária. E temos de ter cuidado para que o governo não use do expediente da automatização nos presídios para diminuir cada vez mais o número de servidores”, alerta o Diretor Jurídico do SIFUSPESP.

O sindicato vai encaminhar as outras reivindicações abordadas pelos funcionários da Penitenciária de Getulina para os canais competentes da SAP: Direção da Penitenciária de Getulina, Coordenador da Noroeste, e Secretário da Pasta.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp