A diretora da EAP, Leda Maria Gonzaga, disponibilizou alguns minutos de aula para o SIFUSPESP fazer sua apresentação. Fabio Jabá deu boas vindas aos futuros agentes e enfatizou a necessidade de união da categoria para o fortalecimento da mesma. Ele também aproveitou o tempo para explicar a importância do sindicato para os servidores.
Diante da denúncia que está circulando por e-mails e no facebook de que a EAP impediu uma associação de falar com os alunos em formação, a diretora explicou ao SIFUSPESP o seguinte: "Estamos sempre abertos para os sindicatos, mas não acho justo atrapalharem a aula dos alunos”. E completou, sem entrar em detalhes: "Jamais fecharemos as portas desde que sejam ordeiros". A EAP reserva um dia e horário predeterminado para que as entidades da categoria apresentem seus trabalhos aos novos servidores em todos os cursos de formação.
A nova diretoria eleita do SIFUSPESP se compromete a estar presente nos cursos de formação de funcionários do sistema prisional e buscará ter, como em todas as instituições relacionadas à categoria, uma relação com bom senso e cordialidade.
Ministradas em São Paulo, as aulas estão sendo na própria EAP. São 4 turmas de 35 alunos, que somam 140 futuros servidores. Na última semana de aula a EAP disponibilizará novamente um horário para que o presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado, faça sua apresentação e tire dúvidas que os novos servidores possam ter sobre o trabalho sindical e a profissão.