compartilhe>

 

O Coordenador do SIFUSPESP em Avaré, Francisco Sanches, esteve na semana passada na Penitenciária de Cerqueira César para conversar com os funcionários sobre as reivindicações específicas da unidade. O sindicalista tirou dúvidas sobre a campanha salarial, o acordo feito durante a negociação de março (que continua sendo descumprido pelo governo), e ouviu relatos de problemas como superlotação, falta de servidores e uma proposta de modificação na estrutura física da unidade para que os trabalhadores tenham mais segurança na movimentação dos presos.

O Diretor Geral da Penitenciária, Eduardo Zanluchi, recebeu o sindicalista e afirmou que está solidário às reivindicações dos funcionários, inclusive no que diz respeito à mudança da estrutura da unidade para que a rotina do trabalho se torne mais segura.

“O senhor Eduardo nos acompanhou até o interior da unidade para que eu tivesse a impressão real da necessidade, mas disse que talvez não seja o momento certo para trabalhar essa reivindicação tendo em vista o pouco tempo que a penitenciária está em funcionamento, apenas quinze meses”, diz o coordenador do SIFUSPESP.

Durante a conversa com os funcionários, eles alegaram que “a unidade é nova sim, mas está com mais que o dobro de sentenciados e com déficit de ASPs, por isso há urgência tal modificação”. A Penitenciária Masculina de Cerqueira César foi inaugurada em fevereiro de 2013 com capacidade para abrigar 847 presos – atualmente, segundo site da SAP, abriga 1587.

Dois funcionários da unidade estiveram na audiência pública na ALESP que ocorreu na semana passada onde foi discutido o descaso com que o atual governo trata o sistema penitenciário paulista e por consequência todos os servidores; eles reproduziram as discussões e os encaminhamentos da audiência em seus turnos, e a interpretação por conta dos funcionários foi positiva.

“Reafirmei o compromisso do SIFUSPESP em estar encontrando formas para amenizar a questão de superlotação e falta de funcionários não só na unidade de Cerqueira César, mas em todo o sistema prisional paulista” afirma o coordenador. O pleito dos funcionários será encaminhado oficialmente pelo sindicato à SAP.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp