O Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz da Silva Filho (Danone), participou na semana passada da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT. O evento teve como objetivo reunir propostas e resoluções para serem levadas à Conferência Nacional da CUT, que está prevista para o primeiro semestre de 2014.
Entre as decisões tomadas na conferência, destacam-se a criação de uma OLT (Organizações nos Locais de Trabalho), intitulada como Comissão de Enfrentamento à Violência no Trabalho, em que defenda práticas de segurança. “Este assunto é particularmente importante para nós, agentes do sistema prisional, que estamos sujeitos a agressões dos presos cotidianamente”, comentou o Diretor de Saúde do SIFUSPESP.
Outra decisão foi a campanha pelo fim do fator previdenciário. Propostas relacionadas ao novo modelo de perícia médica e reabilitação profissional estão sendo formuladas com o propósito de combater todo tipo de terceirização e modelos de gestão privatizada. Os dirigentes sindicais afirmaram que é necessário romper com o repasse de verbas públicas para as organizações sociais, porque a saúde não deve ser objeto de lucro.
Além disso, também foi falado sobre a maior participação em espaços como Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) foram algumas das deliberações da plenária.