O Coordenador da sede regional de Avaré, Francisco Roberto Sanches, acompanhado pelos Diretores de base da P-II de Avaré Luiz Menezes Godoy e Adenauer Fernando Borges, conversaram com os ASPs que estavam de plantão na unidade na tarde da última terça (17). As queixas mais ouvidas são também as mais comuns dentro do sistema prisional: superlotação e falta de funcionários.
A junção destes dois problemas acaba se tornando uma bola de neve para o sistema prisional. A superlotação e a falta de funcionários sobrecarregam o servidor e deixam a vigilância muitas vezes vulnerável. O trabalho que já se tornou maior, fica também mais frequente com o aumento das convocações, sem contar com o problema das folgas cada vez mais difíceis de ser agendadas pela SAP.
O Coordenador Francisco explicou a burocracia na resolução destes problemas e a luta do sindicato para melhorias no sistema prisional. “Demos uma pauta de reivindicações para a SAP no início do mês e expomos a pauta com estes e outros problemas do sistema prisional no dia do Ato Público, em frente ao Palácio do Governador”, informou Francisco Sanches. O Coordenador também salientou a importância da presença dos servidores nas mobilizações como as futuras assembleias e a formação das comissões de greve.
Durante a conversa, foi feito também um breve relato sobre o trabalho hoje desenvolvido pelo Sindicato na região de Avaré, informando inclusive o atendimento semanal do departamento jurídico aos sócios em breve – hoje é realizado nas duas últimas sextas do mês. Sobre as visitas nas unidades, estas deverão ser mais frequentes.
Ao final os visitantes comprometeram-se em retornar o quanto antes para discussão e esclarecimento de outras dúvidas. “É importante a presença do sindicato dentro das unidades. Estamos esclarecendo e trazendo soluções para os servidores e os conscientizando da necessidade de lutar pela categoria”, avalia o Coordenador de Avaré.
É o SIFUSPESP dentro das unidades ao lado do trabalhador.