O SIFUSPESP definiu durante reunião de seus diretores, nesta terça-feira (28),o plano estratégico de lutas para o 2º semestre. O plano conta com ações voltadas para a unidade e a organização da categoria. O 1º semestre apresentou-se como um período de desafios políticos para a sociedade brasileira e também para a nossa categoria.
O cenário político de radicalização de opiniões e manifestações nas ruas vem somado ao discurso do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, que alegam impossibilidades orçamentárias para fazer cumprir direitos que estamos há alguns anos reclamando e negociando. Também não podemos deixar de salientar as diversas campanhas contra os sindicatos que pregaram a desfiliação massiva e que geraram efeitos negativos de estrutura e apoio às lutas que o SIFUSPESP lidera.
Esta realidade convoca toda a categoria a unir-se de forma organizada e estratégica para não agir de forma a prejudicar-se em vez de conquistar direitos. Nos últimos tempos, temos assistido a ações isoladas de grupos e pessoas que, de forma impensada, levaram a prejuízos maiores à luta de todos. Exemplos disso foram atividades realizadas por outras organizações sem o apoio forte da categoria, que levaram à abertura de sindicância contra companheiros, ou ainda que geraram divisão da categoria em mais e mais grupos sem uma diretriz concreta e clara, em vez de unir a todos.
O SIFUSPESP guarda uma tradição de responsabilidade em suas ações, com respeito à vida e ao trabalho de todos os funcionários do sistema prisional. Por esta razão, a diretoria do SIFUSPESP avalia que somente com ações organizadas e o forte apoio de nossa categoria seguiremos com força política suficiente para fazer transformar nossa luta em direitos.
Após amplo debate, o SIFUSPESP definiu as atividades estratégicas que serão implantadas no decorrer do próximo semestre. A prioridade é dar voz ao pensamento atual de nossa categoria e promover o diálogo entre trabalhadores e sindicato, com o objetivo maior de reforçar a luta com uma agenda positiva de diversos eventos e comunicados para demonstrar de forma clara ao governo do Estado que estamos prontos, se necessário for, para nos posicionarmos de forma firme e dura e fazer valer a nossa voz.
O presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado, avalia que o resultado da reunião foi positivo. "Com a reunião, nossa diretoria pôde fazer um diagnóstico da conjuntura e definir ações concretas e posicionamentos, além de fechar um planejamento baseado na união da categoria". João Rinaldo também ressalta a importância da adesão da categoria à luta. "Com união, ganhamos força para que nosso grito possa ser ouvido e com mão forte possamos materializar conquistas. Este é um momento de agirmos de forma organizada para acumularmos força e confrontar as adversidades políticas”.
Fiquem atentos para as medidas que o SIFUSPESP irá anunciar nos próximos dias. Contamos com o apoio de todos. O 2º semestre de 2016 nos convoca para a luta!