O SIFUSPESP entregou ofício ao secretário da SAP, Lourival Gomes, solicitando o cronograma de contratações dos concursos já abertos (ASP 2013, AEVP 2013 e ASP 2014), durante reunião realizada nesta quarta-feira (21/10). A SAP tem 30 dias para responder oficialmente à solicitação de forma completa. O déficit de funcionários no sistema prisional paulista é de 14 mil servidores. Pelo menos, 20 unidades prisionais, entre CDPs e penitenciárias, estão em fase de construção.
Mesmo reconhecendo a falta de servidores, Lourival Gomes afirmou durante a reunião que só haverá novas contratações mediante a inauguração de novas unidades. O secretário adiantou que ainda este ano devem ser inauguradas a Penitenciária de Florínea, contratada em 2011, e o CDP de Itatinga, contratado em 2013. A inauguração da Penitenciária Feminina de Votorantim, que teve o seu contrato assinado há 5 anos, em 2010, só deve ser inaugurado em 2016.
“As novas contratações são urgentes para suprir o déficit de funcionários. Acreditamos que elas devam continuar, mesmo sem inaugurar novas unidades”, defende o diretor de Formação do SIFUSPESP, Fábio Jabá. “A contratação vinculada à inauguração tem um impacto reduzido na dimuinuição do déficit, uma vez que novas unidades sempre são inauguradas com grandes atrasos e geram ainda a demanda de mais funcionários”, afirma Jabá.