(Matéria publicada no Correio de Itapetininga, 17 de julho de 2015)
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) abriu cadastro para a categoria interessada em adquirir a casa própria. Nos dois primeiros dias, 100 pessoas já fizeram a inscrição. De acordo como o diretor da entidade, Geraldo Arruda, na região de Itapetininga há cerca mil servidores. Os agentes penitenciários da região estão espalhados nas 160 unidades prisionais do Estado de São Paulo e somam cerca de 3 mil. “Cerca de 50% não possuem moradia própria”, informa.
Em 24 de junho, a direção do sindicato se reuniu com o secretário de Governo, Jean Nunes, para pedir ajuda para o projeto habitacional. De acordo com Arruda, foi uma conversa positiva e o secretário se colocou à disposição para atender a categoria. O secretário municipal acenou com a possível doação de um terreno para a construção da moradia. Jean Nunes é também agente penitenciário.
O diretor geral do sindicato, João Alfredo de Oliveira, explicou que a preocupação do sindicato é a falta de moradia. “Como há facilidade de empréstimos, muitos funcionários comprometem uma boa parte do salário com financiamentos. Por isso, a intenção é atrair a categoria para aquisição da casa própria”, diz o diretor.
A intenção do diretor do Sifuspesp é que seja feita a construção por meio de uma cooperativa. Segundo o diretor, o sindicato irá buscar subsídios federal e estadual para o setor que dependerá da faixa salarial do servidor estadual. Com as inscrições, o Sindicato irá apresentar o déficit habitacional para o Ministério das Cidades. “A ideia é eliminar o atravessador. A entidade não visa o lucro, mas realizar um projeto social”, diz.
De acordo com a técnica de transição imobiliária, Anna Cleuma, o programa Minha Casa, Minha Vida tem uma relação bipartite entre os poderes públicos e a sociedade civil, em que inclui sindicatos e associações. Segundo a técnica, as entidades civis podem fazer um projeto para aderir a construção de moradias.
Mais informações na subsede do sindicato que fica na rua Evangelista, 1.107, Centro. Em Sorocaba, o telefone de contato é (15) 3211-1838.