O trabalho sindical se faz nas bases. Como em qualquer construção, se o alicerce (a base) não estiver fortalecido o projeto é em vão. Pensando nisso o Sifuspesp inicia o ano voltando à rotina de visita às unidades, informando a base sobre as deliberações ocorridas na assembleia da campanha salarial ocorrida em 10 de dezembro passado.
A penitenciária de Pracinha foi visitada ontem pelo coordenador da Regional do SIFUSPESP em Presidente Venceslau, Gilberto Antonio, e pelo Diretor do Departamento de Formação Sindical Fábio Cesar (Jabá). Na conversa com os servidores foram explanadas as pautas aprovadas em assembleia: a pauta de condições de trabalho, que sempre será uma luta permanente; e a pauta de Financeira e Técnica, que contempla a valorização e reconhecimento da categoria.
“Por mais que tenhamos as redes sociais, o site, o contato com a base é essencial, uma vez que todas as deliberações passam pelo crivo da categoria, que deve estar atenta a possíveis convocações do sindicato, pois para conseguir nossos objetivos precisamos da força dos trabalhadores” afirma Gilberto.
“Todos os ritos para esta campanha serão cumpridos, protocolos e prazos. Esperamos que neste ano o governo respeite o trabalhador do sistema prisional dando a devida valorização aos clamores da categoria e atenda aos itens da nossa pauta de reivindicações, como aposentaria especial de 25 anos com paridade e integralidade, criação da lei orgânica com plano de carreira e aumento salarial”, diz Fábio Jabá.
O Sifuspesp conta com 11 regionais e um ponto de apoio em Ribeirão Preto. Representantes do sindicato em todas as regiões visitam regularmente as unidades prisionais para observar as condições de trabalho, discutir as políticas do sistema e apurar denúncias feitas por servidores.