Em outubro de 2011 a Penitenciária Feminina de Votorantim deveria ser entregue, mas devido aos atrasos quatro datas já foram estipuladas pelo governo e nenhuma delas foi cumprida. Entretanto, de acordo com uma notícia da Gazeta Votorantim a unidade recebeu um novo prazo para entrega: agora a inauguração está prevista para julho deste ano.
Além de Votorantim, outra Penitenciária Feminina está prestes a ser inaugurada. Trata-se da unidade de Mogi Guaçu, que teve as inscrições para a LPTE encerradas ontem, quinta-feira (15).
Procurada pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária, que é responsável por todas as informações referentes às unidades e ao sistema prisional, respondeu que ainda não existem datas confirmadas para a inauguração das unidades.
“As datas de inauguração das Penitenciárias Feminina de Mogi Guaçu e Votorantim ainda não estão definidas e serão amplamente divulgadas, assim que confirmadas”, afirma a SAP em nota ao SIFUSPESP.
Votorantim
Conforme as informações da Gazeta Votorantim, a nova penitenciária feminina vai ter capacidade para atender 826 presas, das quais 718 para o regime fechado e 108 para o semiaberto. Além disso, grande parte das unidades destinadas às mulheres são masculinas adaptadas, mas, pela primeira vez, essa unidade foi projetada obedecendo às particularidades e necessidades femininas, principalmente ligadas à saúde. Essa obra tem 19 mil m², abriga celas, administração, área de saúde, amamentação, creche, playground, biblioteca, oficina de trabalho, pátios e oito celas para deficientes.