compartilhe>

 

A ala especial criada pela SAP na PIII de Franco da Rocha para abrigar custodiados que aguardam vaga no HCTP (lotado) será tema de uma reunião entre representantes do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo e a Coordenadoria de Saúde nesta semana.

Diretores do SIFUSPESP estiveram recentemente na PIII de Franco da Rocha para constatar as denúncias dos servidores. Encontraram superlotação, falta de pessoal e um agravante muito forte, que é a inclusão dessa ala especial. “Os servidores não têm treinamento nem condições de cuidar ao mesmo tempo de presos comuns e presos especiais em tratamento psiquiátrico. Falta médicos, equipe especializada, falta tudo”, constatou o Diretor de Saúde Luiz Danone. O Diretor de Formação Sindical do SIFUSPESP, Fábio Jabá, também compareceu à unidade.

Luiz Danone disse que o caso é grave, e que medidas urgentes precisam ser adotadas para que novas “alas especiais” não sejam criadas em penitenciárias. “O governo vem adotando essa postura de fazer puxadinhos nas unidades sem aumentar o número de profissionais. Agora quer criar também alas especiais psiquiátricas porque não consegue dar conta da demanda dos HCTP. E o trabalhador é quem está pagando diretamente pela incompetência do governo. Não podemos aceitar mais essa carga extra de trabalho”, alerta o Diretor de Saúde do SIFUSPESP.

Os sindicalistas tomaram nota de todos os problemas apontados pelos servidores da PIII de Franco e irão discutir cada um deles tanto com a Coordenadoria de Saúde como também com a Coremetro. Além disso, os diretores do sindicato estão negociando outras reuniões com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo e com a Comissão de Direitos Humanos.

NOTA OFICIAL

A SAP enviou para o SIFUSPESP uma nota oficial sobre as denúncias da PIII de Franco da Rocha. Na nota, a secretaria confirma a criação de uma ala especial para abrigar provisoriamente os custodiados que deveriam seguir para o HCTP: “Nessa Ala Especial esses pacientes terão atendimento especializado ao problema mental do qual são acometidos, com suporte dos psiquiatras e da equipe de saúde do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha”. A nota não fala, no entanto, em contratação ou treinamento de outros profissionais da unidade para lidar com esse público.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp