Na quarta-feira (11) da próxima semana, acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo referente ao projeto do novo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O SIFUSPESP estará presente representando os funcionários do Sistema Prisional de São Paulo.
Além disso, amanhã (5), haverá uma reunião em que representantes da CCM, juntamente com os membros da comissão e subcomissão - específica para tratar das questões afeitas aos trabalhadores do Iamspe e do HSPE-FMO - discutirão a respeito da assembleia da semana que vem.
Esse projeto possui muitos pontos críticos, na opinião dos sindicalistas. Diversos serviços que hoje são prestados passarão a ser dependentes de decisões posteriores, havendo possibilidade de ampliação das terceirizações e contratos com Organizações Sociais (privatização de parceria). Também poderá acontecer privatização propriamente dita, por meio de parceria público-privada, com a identidade jurídica do IAMSPE. Já para os médicos e os funcionários é possível que ocorra alterações de contratos, remanejamentos e, eventualmente, até mesmo demissões por força de privatizações e parcerias.
Mas uma das maiores reivindicações dos sindicalistas é que a própria elaboração da minuta, é feita exclusivamente pelo Governo sem discussão com as entidades representativas dos usuários. “Essa minuta tem muita coisa misturada, são muitos assuntos envolvidos nela. O Governo mais uma vez tenta empurrar aos servidores de qualquer jeito”, afirmou o Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz Danone.