O cotidiano das pessoas que fazem parte de uma penitenciária virou tema da Trilogia do Cárcere, que foi filmada por um ex-agente penitenciário e mostra em diferentes perspectivas a verdadeira realidade dos presídios pelo país.
Aly Muritiba é baiano, graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Comunicação e Cultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e foi agente de segurança penitenciária no Paraná, no qual entrou por concurso público em 2006. Ele revela que produzir filmes é por uma questão de necessidade quase fisiológica de se expressar artisticamente.
Muritiba ficou conhecido nacional e internacionalmente devido aos seus curtas, que juntos somam 62 prêmios e uma pré-seleção ao Oscar de 2013. Com uma linguagem simples, dando ar mais natural à produção, o ex-agente deixou de lado efeitos básicos e trilha sonora e conseguiu filmar com um orçamento de apenas R$40 mil.
O curta A Fábrica, de 2011, dá início à Trilogia do Cárcere, seguido de Pátio de 2013, e será finalizada com A Gente, que tem estreia prevista para Maio deste ano.
O primeiro curta com 15 minutos participou de mais de uma centena de festivais em todos os continentes, contando a história de um preso que convence a própria mãe a burlar a segurança da penitenciária para entregar-lhe um celular. No segundo, registra a convivência dos detentos no pátio utilizando apenas uma câmera parada - esta produção foi vencedora do Festival É Tudo Verdade, e representou o país na Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes.
Já em A Gente, Muritiba mostra em 89 minutos a vida real sem alterações de um grupo de agentes penitenciários. Com calibre para fazer barulho, o filme já começou a se destacar em festivais sendo exibido no Festival do Rio do ano passado, no Olhar de Cinema (Festival Internacional de Curitiba) e também foi premiado no Dok Leipzig (festival de documentários na Alemanha). Além disso, o longa também faz parte da programação da 17ª Mostra Tiradentes, que acontece no final deste mês na cidade mineira.
Confira aqui o curta A Fábrica: http://www.youtube.com/watch?v=sOie4XIYBrI