Mais um ano termina e é a hora de fazermos um balanço de nossas lutas, nossas vitórias e derrotas e traçar o rumo para o próximo ano.
O segundo ano do governo Tarcísio foi marcado pelo descaso com que a Polícia Penal foi tratada.
Apesar de ter deixado um gosto amargo, pelas expectativas não atingidas e absurdos transformados em lei, a regulamentação da Polícia Penal foi uma vitória.
Vitória de uma categoria que construiu sua transformação em Polícia desde as lutas pela PEC em Brasília.
Faltou muito para termos a lei que merecemos, mas a luta não pode parar a Lei Geral da Polícia Penal em discussão em Brasília pode corrigir muitos dos erros de nossa lei estadual como o não acautelamento de armas e a falta de prerrogativas, através da FENNASPPEN estaremos engajados nessa luta.
Aqui em São Paulo contestaremos legalmente diversos pontos da nova lei para proteger os direitos dos Policiais Penais.
Também devemos pensar nos direitos que ainda não nos são garantidos, e pelos quais devemos lutar, tais como a gratuidade no transporte e a isonomia do vale alimentação.
Porém para que essas lutas sejam efetivas e que para a Polícia Penal que nasce em janeiro seja a Polícia Penal que sonhamos precisamos de unidade.
A lição que fica da luta pela Polícia Penal é que quando estamos unidos, avançamos, quando nos dividimos somos ignorados.
O que vimos nesta luta é que muitas entidades e muitas direções são contrárias a unificação apenas para manter seus privilégios sem qualquer compromisso com a categoria.
Neste momento cabe ao SIFUSPESP como sindicato mais antigo chamar a todos os Policiais Penais para se unificarem sob nossa bandeira. Pois as lutas serão muitas, e as conquistas só dependerão de nossa unidade e resiliência na luta.
Só seremos fortes quando estivermos unidos e organizados
Agora no Natal é hora de recarregar nossas energias, para que o ano novo faça nascer uma vontade renovada de lutar e conquistar.
O SIFUSPESP entrará em recesso a partir de hoje com retorno do atendimento dia 03 de janeiro e retorno do atendimento jurídico dia 06 de janeiro.
O SIFUSPESP deseja a todos um Natal de paz e um ano novo repleto de felicidades!
A partir do ano que vem voltamos com novo nome e a mesma missão, defender os direitos dos trabalhadores penitenciários do estado de São Paulo.
Fábio Cesar Ferreira Presidente do SIFUSPESP