Ontem três presas agrediram duas Policiais Penais no CPP feminino do Butantã. A agressão ocorreu quando a policial tentava separar uma briga entre duas presas.
Três presas atacaram a policial e em seguida sua colega que veio em socorro.
Este é mais um caso de agressão em unidades femininas, recentemente uma presa agrediu uma policial da Penitenciária feminina de Santana.
A unidade do Butantã é uma unidade que foi adaptada para uso prisional e não cumpre apropriadamente os requisitos de segurança, com avarias no alambrado entre outras falhas.
As servidoras denunciam que procedimentos inadequados estão comprometendo a segurança da unidade.
A unidade tem um elevado déficit de pessoal e segunda denúncias recebidas pela imprensa do SIFUSPESP tem mais de 25 servidores afastados por problemas médicos.
As péssimas condições de trabalho no CPP Butantã vem criando um ambiente insalubre para as Policiais Penais, causando adoecimento físico e psíquico.
Cadeia de papel
A unidade do Butantã tem sido palco de inúmeros problemas nos últimos anos, devido às condições inadequadas com vazamentos, rachaduras e problemas na parte elétrica foi interditado e reformado, sendo reinaugurado como CPP masculino. Sendo palco de sete fugas, e um motim. Após a constatação por parte da SAP que as obras de readequação sofriam de problemas gravíssimos, com grades assentadas com menos de um centímetro de cimento, danos ao alambrado, entre outras irregularidades, fizeram com que os presos fossem remanejados e a unidade reconvertida para feminina.
Após voltar a ser unidade feminina o CPP foi palco de outra fuga, desta vez duas presas fugiram aproveitando furos no alambrado.
Na ocasião o SIFUSPESP já denunciava a situação da unidade:
Dado este histórico a imprensa apelidou a unidade de “Cadeia de Papel”, infelizmente até o momento a SAP pouco se esforçou para apagar essa referência negativa, seja com as adequações estruturais necessárias, seja com reforço ao quadro de pessoal.
Apesar da retórica a SAP tem feito muito pouco para garantir a segurança dos Policiais Penais e da sociedade.
O encolhimento do quadro de pessoal aliado a decisões inadequadas em vários níveis de gestão, tem tornado o sistema prisional paulista mais inseguro.Infelizmente parece que somente as tragédias fazem o sistema prisional ser visto pelos governantes.