O pronto atendimento está funcionando na unidade Europa
A Santa Casa de Assis inaugurou dia 2 de outubro, o Pronto Atendimento do IAMSPE na Unidade Europa.
A nova unidade está localizada na Rua Nagila Jubran, 40, no bairro Jardim Europa, e oferecerá serviços hospitalares de pronto atendimento e internações para usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE).
A inauguração aconteceu às 9h do dia 1º, com a presença de autoridades locais e representantes do IAMSPE.
A nova unidade oferece serviços de urgência, emergência e internação e é uma antiga reivindicação dos servidores públicos estaduais da região.
Preocupações com a continuidade
Segundo o diretor de saúde do SIFUSPESP, Apolinário Leite, embora a inauguração da unidade seja uma vitória dos usuários do IAMSPE, os cortes de verbas que têm sido aplicados pelo governo levantam preocupações com a continuidade dos serviços conveniados.
“Ano passado com uma verba de 2 bilhões e 598 mil o governo não conseguiu aumentar o repasse para as conveniadas ou expandir os convênios, porém ao invés de aumentar o orçamento, o governo reduziu em 21 milhões o orçamento do IAMSPE para 2025.” declarou Apolinário.
Segundo o sindicalista: “Quando Dória aumentou a contribuição dos servidores a promessa era de melhoria do atendimento, isso não aconteceu. Sabemos que boa parte dos conveniados que deixam de atender pelo Instituto o fazem devido aos valores defasados, com a redução das verbas isso tende a piorar.”
O SIFUSPESP e as demais entidades representativas dos servidores reivindicam que o governo invista no IAMSPE o mesmo montante que é pago pelos servidores, ou seja, dobre o investimento. No ano de 2024 o governo investiu apenas 3,4% do montante pago pelos segurados.
A queda na qualidade do atendimento, fruto da falta de investimentos governamentais, aliada ao aumento da contribuição tem feito muitos servidores pedirem a exclusão do IAMSPE levando a um círculo vicioso que pode levar à inviabilização da instituição.