Na tarde de ontem(27) um preso do regime semiaberto da P1 de Sorocaba, fugiu pulando o muro da unidade para a rua Nájila Amary Murad e empreendeu fuga pela rua Pedro Del Santoro. O fato foi filmado por um motorista que passava pelo local e seguiu o fugitivo.
Após percorrer pouco mais de 300 metros o fugitivo foi capturado por Policiais Penais da unidade em um córrego na altura da rua Anton Vargas.
No vídeo é possível ouvir o motorista questionando um dos Policiais Penais se o mesmo estava armado, preocupado ao saber que o policial se encontrava desarmado o motorista se oferece para ligar para a Polícia Militar e é informado que a mesma já tinha sido acionada.
Dois outros Policiais Penais conseguiram cercar o fugitivo no córrego que passa pelo local, sendo que um deles entra nas águas contaminadas com esgoto para capturar o indivíduo, enquanto outro lhe dá apoio na margem.
Nas imagens é possível notar que os Policiais Penais não portavam nenhum equipamento de defesa, contando apenas com sua dedicação e coragem para capturar o fugitivo.
Durante a ocorrência nenhuma viatura da Polícia Penal estava disponível para apoiar os policiais.
A P1 de Sorocaba tinha na data de ontem uma população de 865 presos, sendo 434 de regime fechado e 431 de regime semiaberto para um total de 572 vagas, a unidade inaugurada em 1976 tem uma área de mais de 5800 m2 e pouco mais de 100 policiais penais para os quatro turnos.
O Anexo de Regime Semiaberto (ARSA) de onde ocorreu a fuga, não conta com guarda armada.
O SIFUSPESP parabeniza os Policiais Penais envolvidos na recaptura do fugitivo, e espera que os mesmos recebam elogios em seus prontuários pela reação rápida e eficiente.
Mais uma vez os Policiais Penais demonstram que apesar da total falta de apoio do estado são capazes de colocar sua vida e saúde em risco para defender a sociedade.
Projeto de lei enviado pelo governo não garante o acautelamento de armas e restringe recapturas
Embora situações como essa façam parte da dura rotina dos Policiais Penais do estado,principalmente dos que atuam em unidades de regime semiaberto, o Governo do Estado não incluiu o acautelamento permanente de armas e coletes balísticos na lei que pretende regulamentar a Polícia Penal no estado.
Além de não garantir o acautelamento, o projeto não incluiu nenhum direito ou prerrogativa aos policiais além de limitar as capturas ao momento da evasão ou à perseguição imediata.
Dá forma que está o projeto será o único no Brasil que além de restringir a recaptura não garante os direitos e prerrogativas mais básicos de um policial.
O SIFUSPESP convida a todos a enviarem e-mails para os deputados pedindo que façam emendas que garantam estes e outros direitos básicos para os Policiais Penais, para enviar e-mail a todos os deputados vc pode acessar este link:
https://sifuspesp.org.br/Carta_aberta_deputados.html
Abaixo o vídeo com a fuga e a recaptura