Ontem 3 raios do CDP de Caraguatatuba se recusaram a retornar para suas celas após o banho de sol.
O Gir da Corevale foi acionado, porém enquanto estavam a caminho os Policiais Penais da unidade conseguiram conter o incidente.
Segundo informações colhidas pelo SIFUSPESP, o tumulto foi causado pela apreensão de um aparelho celular no dia anterior.
Ainda segundo as informações apuradas pelo sindicato 11 presos que insuflaram o motim serão transferidos para Martinópolis.
O CDP de Caraguatatuba tem capacidade para 751 presos e atualmente está com 910, além do CDP a unidade ainda abriga uma ala de regime semiaberto com 131 presos, perfazendo um total de 1041 presos para menos de 80 Policiais Penais na carceragem.
Mais uma vez a coragem,preparo e dedicação dos Policiais Penais de São Paulo conseguiu controlar uma situação de risco e manter a ordem apesar de estarem em franca minoria.
Como já alertamos a exaustão o déficit funcional e falta de condições nas unidades está tornando o Sistema Prisional cada vez mais perigoso para os Policiais Penais e para a sociedade.
Somente esta semana tivemos 3 motins sendo que em dois foi necessária a intervenção do GIR e em um deles Policiais Penais foram agredidos, a tendência é que a situação piore cada vez mais, pois no mês de maio se aposentaram mais 318 Policiais Penais totalizando 1402 aposentadorias em cinco meses, e já ultrapassa em muito as 1100 vagas do concurso que a SAP anuncia para depois da regulamentação da Polícia Penal.