No dia de ontem, 05 de junho, os presos do raio 3 da Penitenciária de Ribeirão Preto se recusaram a voltar para suas celas após o banho de sol.
O Gir foi acionado e chegou na penitenciária no horário da troca de turno, intervindo e controlando o princípio de motim.
Após a intervenção 3 presos foram encaminhados para a Penitenciária I de Avaré por violação disciplinar.
Devido a falta de efetivo fica cada vez mais comum a necessidade de acionamento do GIR para a contenção de incidentes disciplinares. O reduzido número de Policiais Penais torna insegura a intervenção do corpo de segurança da unidade que frequentemente está em número muito inferior aos presos de um raio.
A Penitenciária de Ribeirão preto tem capacidade para 865 presos e conta atualmente com uma população de 1266, a unidade ainda tem uma ala de progressão com 194 presos do semiaberto totalizando 1460 presos para menos de 150 Policiais Penais.
O acontecido em Ribeirão Preto demonstra mais uma vez como o déficit funcional vem afetando a segurança das unidades.
Cabe lembrar que devido a não regulamentação da Polícia Penal foi cancelado um concurso para 1100 Agentes de Segurança penitenciária e que o Governo Tarcísio está a 432 dias atrasado na regulamentação da Polícia Penal, prometida para os primeiros 100 dias de governo.