Foi publicada hoje no Diário Oficial a autorização para a despesa relativa ao DEJEP, este ano foram autorizadas 723 diárias por dia totalizando 21690 diárias por mês. Aumento na quantidade de diárias visa cobrir a inclusão de chefias e o aumento do déficit.
Com um atraso de três meses do início do ano, a publicação da autorização foi a que mais demorou desde 2015, houve um aumento de 161 diárias por dia em relação ao ano passado, que mal cobre a inclusão das chefias e a piora do déficit funcional.
Com a publicação o Governo Tarcísio descumpre mais uma vez o que havia sido combinado com os sindicatos nas reuniões com a Casa Civil, visto que o Secretário Arthur Lima havia falado que o governo pretendia estender o limite mensal de DEJEPS para a Polícia Penal.
Embora a quantidade de 10 DEJEPs mensais por Policial Penal seja uma medida meramente paliativa, tal número de diárias especiais já é autorizado para as demais polícias.
Visto que somente entre dezembro de 2022 e junho de 2023 a SAP reduziu o efetivo nas áreas de segurança, vigilância e escolta em 2032 servidores, o presente aumento de diárias representa um reforço muito pequeno na segurança das unidades.
Devemos lembrar que o concurso planejado pelo governo para após a regulamentação da Polícia Penal com apenas 1100 vagas não via repor nem mesmo a perda de funcionários ocorrida em seis meses.
Frente a esta situação de sucateamento o SIFUSPESP convoca todos os trabalhadores do sistema prisional a participar da assembleia do dia 14/02 às 9h na ALESP. É hora de darmos um basta no descaso.