SIFUSPESP se reúne com Coordenador para tratar da situação das unidades da região”
O Presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá e o Tesoureiro Alancarlo Fernet se reuniram nesta terça-feira (01/08) com o coordenador da Regional da Noroeste Sr.Carlos Alberto Ferreira de Souza.
Na reunião foi discutida a situação de várias unidades da região, bases de escolta e em especial das Unidades femininas de Ribeirão Preto e Guariba.
Unidades femininas
Segundo o Coordenador existem estudo para a transformação da Penitenciária Feminina de Guariba, porém até o momento a Secretaria ainda não definiu como fica a situação da unidade.
Quanto a Feminina de Ribeirão Preto, após a mobilização de moradores e políticos da região, a mesma não deve ser transformada em CPP.
Também foi discutida a situação dos Policiais Penais das Bases de Escolta e a questão do atraso das diárias nessas unidades.
Escolha de vagas
Inquirido pelo Presidente do Sifuspesp sobre os Policiais Penais que fizeram a escolha de vagas para Ribeirão Preto , o Coordenador respondeu que existe necessidade de pessoal para a região e que os 50 policiais penais que fizeram a escolha de vagas para Ribeirão Preto poderiam ser absorvidos, mas que ainda não tem um posicionamento oficial da SAP sobre o assunto.
Pedido de informações
Como muitos dos assuntos tratados não se encontram sob a alçada direta do Coordenador e dependem de decisões do Secretário, o SIFUSPESP enviou nesta quarta feira um ofício para o secretário da SAP, Sr. Marcelo Streifinger.
No ofício, o SIFUSPESP quer saber o que vai acontecer com as servidoras da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto.
Também quer saber se a Penitenciária de Guariba vai se tornar masculina e o que vai acontecer com as servidoras que trabalham na unidade.
Além disso, o sindicato indaga quando será publicada a listagem da LPT, LPTE de Aguaí ,escolha de vagas e LPTR , também questiona o que vai acontecer com os 50 policiais penais que escolheram a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto.
O sindicato também pediu informações referentes ao pagamento de bônus aos funcionários do sistema prisional. O sindicato quer saber como vai funcionar o pagamento do bônus, qual é o cálculo e até quando ele será pago.
Por fim, o sindicato questiona a previsão da inauguração da Penitenciária de Aguaí, Santa Cruz da Conceição e Riversul.
O Presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá afirmou : “ É importante manter o diálogo com os coordenadores, mantê-los informados dos problemas enfrentados pelos trabalhadores de suas coordenadorias, para que em conjunto possamos melhorar o sistema prisional paulista.”
Quanto ao Ofício Fábio Jabá disse que : “ Os Policiais Penais necessitam dessas informações para planejar suas vidas, muitas terão que se mudar e é importante que saibam com antecedência para que não sofram contratempos. Transparência é fundamental, afinal se trata da Administração Pública.”
abaixo o ofício enviado pelo SIFUSPESP
Vídeo gravado por Fábio Jabá após a saída da reunião: