Devido a atuação exemplar dos Policiais Penais a situação foi controlada sem maiores incidentes.
Após um sentenciado ser comunicado que seria levado para o pavilhão disciplinar por indisciplina durante o horário de visita no sábado, 100 presos do raio 2 da Penitenciária Pacaembu I se recusaram a entrar para suas celas.
Mesmo após reiteradas advertências dos Policiais Penais da unidade, parte dos presos retornaram para suas celas, porém 41 se recusaram a fazê-lo incorrendo em violação disciplinar.
Os presos indisciplinados foram transferidos de unidade e felizmente nenhum Policial Penal teve sua integridade física ameaçada.
O Presidente do Sifuspesp Fábio Jabá e o Secretário Geral Gilberto Antônio foram até a unidade prisional para averiguar o ocorrido e conversar com funcionários e diretores da unidade.
Como o SIFUSPESP vem alertando as ocorrências disciplinares deste tipo estão se tornando mais frequentes devido a superlotação e a falta de efetivo nas unidades prisionais.
Cabe salientar que toda e qualquer perturbação da ordem em um sistema prisional como o de São Paulo, em que os presos estão submetidos ao controle de uma das facções criminosas mais poderosas do mundo é de extrema gravidade.
A regulamentação da Polícia Penal, com garantia de valorização salarial, garantias legais e melhores condições de trabalho é de extrema importância para a manutenção da segurança pública no estado mais populoso e mais rico do Brasil.
Se o sistema prisional de São Paulo não é palco de rebeliões, massacres e fugas é graças aos homens e mulheres abnegados da carceragem, muralha, escolta, administração, saúde e reintegração que mesmo sem valorização e reconhecimento,que trabalham em condições precárias e com baixo efetivo, garantem a paz em nosso estado.
Confira o vídeo abaixo: