compartilhe>

Os ataques ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF ocorridos no domingo (08/01) foram ataques às instituições do Estado Brasileiro.

Independente de seus ocupantes estes prédios representam os três poderes que regem nossa nação.

As cenas de selvageria,vandalismo e destruição de patrimônio público são incompatíveis com a noção de patriotismo e defesa da democracia.

Verdadeiros patriotas não destroem o patrimônio que é de todos os brasileiros, verdadeiros patriotas jamais vandalizariam o rico patrimônio histórico e artístico contidos naqueles prédios e que contam importantes partes da história de nosso país e pertencem a todos os brasileiros.

Assim como verdadeiros democratas jamais atacariam as instituições que comandam os destinos de nossa nação, tentando impor pela força seus pontos de vista.

As paixões políticas não podem subverter as instituições quando o resultado não agrada.

A luta política é o debate de ideias, quando extrapola para agressões, destruição de bens público e privados, cerceamento do direito de terceiros e tentativas de desestabilizar o país, deixamos o campo da política e caímos no campo da insurreição, golpismo, terrorismo e guerra civil.

Aqueles que caminham nesse sentido violam as leis e por elas devem ser punidos de forma exemplar.

Além das pessoas que participaram de tais atos odiosos, é fundamental identificar e punir os financiadores e insufladores e averiguar a existência de interesses escusos por trás desse ataque à sociedade.

Autoridades que colocaram em risco a vida dos trabalhadores de segurança pública ao destacar contingente insuficiente e sem equipamentos adequados para lidar com uma manifestação que prometia publicamente ser violenta também devem ser investigadas e punidas na forma da lei.

Nós trabalhadores do sistema penitenciário somos a última barreira de defesa da sociedade contra o crime e a ilegalidade, nós servimos ao Estado e ao povo não ao governo de turno.

Somos servos da lei e da constituição e em nossas lutas (que foram muitas) sempre nos pautamos por manifestações que respeitassem a democracia e o direitos dos outros cidadãos, mesmo quando tivemos que enfrentar ilegalidades como as cometidas pelo governo Dória, jamais cometemos atos ilegais e por isso, hoje somos respeitados por todas as forças políticas sejam de esquerda, sejam de direita.

Em momentos de turbulência cabe a nós termos uma posição firme e serena como fazemos no dia a dia nas unidades prisionais.

Para sair desse momento de turbulência Brasil vai precisar exatamente disso: serenidade para que não se exaltem os ânimos e firmeza para que os crimes cometidos não saiam impunes.



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp