compartilhe>

O Sistema Penitenciário foi um dos principais assuntos tratados pela Rede Globo nesta quinta-feira 23/02. Uma das notícias que chamou a atenção foi a e explanação sobre o déficit de agentes penitenciários em 19 Estados brasileiros, sendo Pernambuco o mais defasado. O número de trabalhadores prisionais no Brasil é menor do que o recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que coloca como ideal 1 agente penitenciário para cada 5 presos.

O Estado de São Paulo, que possui a maior população carcerária do Brasil foi citado, já que a superpopulação nos presídios piora a situação, resultando em trabalhadores em dificeis condições de exercer suas funções e péssimas condições de vida para o apenado. Osaco, na Grande São Paulo por exemplo tem déficit de 279 mil vagas nos presídios.

Destaque para a fala do diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima: “O agente prisional, ele é na verdade o responsável por fazer a fronteira entre o legal e o ilegal, quase que cuidar da muralha de um presídio. O que entra e o que sai, e o que pode e o que não pode. As prisões hoje estão sob o comando das facções criminosas e não do estado. A gente, primeiro passo é retomar esse controle, e retomar esse controle é valorizar o agente prisional, é estabelecer regras de governança, e é revisar a política criminal”.

 

Veja a matéria:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/02/monitor-da-violencia-ressalta-numero-reduzido-de-agentes-penitenciarios.html


 

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp