O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, admitiu que houve falhas de segurança na fuga de 34 presos da Cadeia Pública de Poconé (104 quilômetros da Capital) na quarta-feira (15). Na unidade prisional, atuam 16 agentes com plantão de 24 horas e folga de 72 horas, porém no dia da fuga apenas 2 estavam trabalhando.
Entenda o caso
No dia 15 de novembro o Estado do Mato Grosso presenciou a fuga de 34 apenados da Penitenciária de Ponconé. Câmeras de segurança filmaram a dura situação vivida por dois agentes penitenciários durante o plantão, enquanto recolhiam os presos do banho de sol, serem gravemente agredidos por dezenas de presos em fuga. Explodiram o muro, saíram e roubaram armas e munições. Destes, 19 foram recapturados.
Entretanto a questão mais delicada neste caso é que num plantão onde deveriam trabalham 16 agentes, apenas dois estavam de plantão. É considerado que lutaram por suas vidas e mais uma vez demonstrada as péssimas condições do sistema prisional mato grossense, carente de infraestrutura e novas contratações.
Cobertura completa: