Sindicato se compromete a intensificar visitas a unidades prisionais para ouvir principais demandas de servidores nas próximas semanas

 

por Giovanni Giocondo

Diretores do SIFUSPESP estiveram nesta quinta-feira(14) em visita à Penitenciária de Paraguaçu Paulista, no interior do Estado. O intuito da presença do sindicato na unidade foi dar continuidade ao processo de diálogo com a  base, que vai se intensificar nas próximas semanas em todas as regiões de São Paulo.

Durante o compromisso de hoje, o secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva; o diretor de Saúde, Apolinário Vieira; e o diretor de base Edmar Firmo Melo, se organizaram para ouvir dos servidores as principais demandas sobre a aplicação de melhorias nas condições de trabalho encontradas na unidade prisional.

Além de recepcionar essas informações, os sindicalistas também consultaram os profissionais do estabelecimento penal acerca das mudanças que deverão ser implementadas em todo o sistema a partir da promulgação da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 02/2022, que criou a Polícia Penal paulista.

Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira explicou que a participação dos servidores nesse contato com o sindicato pode representar mudanças muito significativas em favor de todo o corpo funcional que atua na Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

“A partir da indicação dos principais entraves para o desenvolvimento de um bom trabalho em cada estabelecimento penal, feita por parte de seus profissionais, poderemos enquanto representantes organizar melhor as articulações junto às coordenadorias e com a própria SAP, possibilitando assim que existam no horizonte propostas práticas de como construir um sistema penitenciário mais equilibrado e dinâmico, no qual a segurança da população, dos trabalhadores e o cumprimento da legislação no que se refere à ressocialização dos sentenciados sejam respeitados e tornem as unidades mais sustentáveis”, concluiu.