Após mudança constitucional passar pela CCJR, colégio de líderes decidiu colocar texto na ordem do dia. Análise em dois turnos está programada para acontecer a partir das 14h

 

por Giovanni Giocondo

Após quase três anos de espera desde a promulgação pelo Congresso Nacional, o grande dia finalmente chegou. A Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 02/2022, que cria a Polícia Penal paulista, será votada em dois turnos pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) nesta quinta-feira(23), a partir das 14h.

É preciso quórum mínimo de 58 deputados para que o texto seja analisado, enquanto ⅗ dos parlamentares precisa apoiar a mudança constitucional em cada uma das etapas e, consequentemente, a alteração seja feita na lei.

Nesta quarta-feira(22), o colégio de líderes da Casa decidiu colocar a PEC na ordem do dia de votação, após receber o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação(CCJR), que aprovou o relatório do deputado Delegado Olim(Progressistas) nesta quarta-feira(22)

Com a PEC pronta para ser votada, a mobilização de todos os servidores do sistema prisional continua sendo fundamental para que os deputados aprovem o texto, enviado à Casa pelo governador Rodrigo Garcia(PSDB) no início deste mês.

De plantão na Alesp durante todo o dia de hoje para dialogar com os deputados sobre a importância da entrada em vigor da lei e da celeridade da votação, os diretores do SIFUSPESP contam com a presença maciça dos guerreiros e guerreiras para que os parlamentares sejam sensibilizados pela união da categoria, e a polícia penal possa finalmente ser regulamentada no Estado.

O secretário-geral do sindicato, Gilberto Antonio da Silva, convocou os companheiros de todos os setores da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) para estarem ao lado do SIFUSPESP em um dos dias mais importantes da história para os servidores do Estado. “Contamos com cada um dos colegas que estiverem à disposição, e juntos, sairemos fortes desta luta de tantos anos, com a polícia penal aprovada e nossa profissão valorizada”.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre o trabalho que será feito amanhã: