Apesar do ataque, servidor não sofreu ferimentos graves

 

por Giovanni Giocondo

Mais uma agressão de preso contra um policial penal foi registrada no sistema prisional paulista, desta vez na Penitenciária de Getulina, no interior do Estado. O caso aconteceu nesta terça-feira(22), quando o sentenciado retornava do atendimento e atacou o servidor que fazia a sua movimentação pela gaiola, até chegar à cela.

Mesmo sob o ataque, o policial penal conseguiu se livrar e controlar o preso, que foi isolado pela diretoria da unidade e deve ser transferido para outro estabelecimento penal.

Já o trabalhador acabou sofrendo algumas escoriações, e também deverá contar com amparo psicológico em razão do trauma.

Para pôr fim às agressões contra servidores do sistema prisional, que são consideradas crimes graves pelo Código Penal, o SIFUSPESP exige melhores condições de atuação para todos os que atuam dentro das unidades sob a gestão da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

Um dos caminhos escolhidos pelo sindicato para fazer essas reivindicações é a audiência pública que será realizada em conjunto com o SINDCOP e o SINDASP no próximo dia 5 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp).

A participação dos servidores é fundamental nessa luta, como forma de conscientizar a categoria sobre essas e muitas outras mudanças que precisam ocorrer nas unidades e permitir que as vidas dos policiais penais possam ser tratadas com respeito.