Somente em 2021, o sindicato registrou dez ataques nessas unidades prisionais, sendo cinco deles na Penitenciária I de Presidente Bernardes. Inércia da SAP em tratar casos como “isolados” preocupa o sindicato, que tem dialogado com servidores para tentar entender origem do aumento das ocorrências. De acordo com depoimentos de funcionários à TV Fronteira, presos agridem policiais para forçar transferências por terem dívidas com outros detentos 

 

por Giovanni Giocondo

Denúncias do SIFUSPESP sobre o aumento do número de agressões contra policiais penais nas unidades prisionais da região oeste do Estado de São Paulo ganharam destaque no telejornal da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo.

Na reportagem, disponível neste link e que foi ao ar nesta quinta-feira(18), no Fronteira Notícias, dois servidores fazem ao jornalista depoimentos sobre o medo constante que têm tido de ser atacados durante o expediente de trabalho. Citam por exemplo o aumento da angústia e do estresse por não saberem se podem ser o próximo alvo assim que entram no estabelecimento penal.

De acordo com esses servidores, os detentos promovem as agressões contra qualquer policial penal, de forma aleatória, porque possuem dívidas com outros presos e correm risco de morte caso não as paguem.

Como as normas internas da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) determinam a transferência imediata do sentenciado que agredir um funcionário para outra unidade - e os presos têm consciência de que serão “salvos” com a mudança - o ataque acaba se consumando e quem sofre é o policial penal.

Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira falou à TV Fronteira sobre o aumento do número de casos de agressões na região oeste.

O sindicalista esclareceu que representantes da entidade estiveram nas penitenciárias onde foram registrados ataques em 2021, para conversar com os diretores dessas unidades e com os policiais penais e tentar entender o porquê do fenômeno.

Por outro lado, Apolinário Vieira demonstrou a grande preocupação do SIFUSPESP com a inércia com que a SAP tem tratado dos casos. Em resposta à reportagem, a pasta taxa as ocorrências como “casos isolados”.

Para fazer um levantamento extraoficial sobre os números reais de agressões, a TV Fronteira utilizou notícias sobre ataques contra servidores publicadas no site do SIFUSPESP.

De acordo com esses números, somente em 2021 foram registrados 10 atentados na região oeste, sendo metade deles na Penitenciária I de Presidente Bernardes, dentro de um intervalo de dois meses, entre agosto e setembro deste ano. Os outros aconteceram na Penitenciária de Osvaldo Cruz, Pacaembu, na Penitenciária I de Mirandópolis, na Penitenciária Feminina  de Guariba e na Penitenciária de Dracena.