Estado de saúde do servidor é considerado bom e ele deve ter alta em breve, apesar do ferimento. Ele conseguiu atirar contra os dois criminosos que o abordaram para tentar roubar sua moto no município da Grande São Paulo nesta sexta-feira(03). Um dos suspeitos teria morrido, e o outro está ferido sem gravidade

 

por Giovanni Giocondo

Um policial penal foi baleado após ser vítima de um assalto durante a tarde desta sexta-feira(03) em Campo Limpo Paulista, na Grande São Paulo. O servidor está sendo atendido no Hospital das Clínicas do município, onde foi medicado e se recupera bem, apesar do ferimento. O trabalhador está em observação e ainda sente dores no local em que foi atingido. Nenhum órgão vital foi afetado, e ele deve ter alta em breve.

De acordo com relatos de testemunhas, na reação à abordagem, feita por dois homens em uma moto no bairro Campo Verde que tentaram roubar sua motocicleta, o policial penal foi alvo de um tiro, mas conseguiu disparar sua arma contra os dois criminosos. Um deles ficou ferido no chão, foi detido e levado por policiais militares para atendimento médico, enquanto o outro assaltante fugia. Este primeiro suspeito está internado e seu estado de saúde não é grave.

Posteriormente, os PMs conseguiram encontrar o segundo suspeito na cidade de Jundiaí. Segundo informações ainda não confirmadas, este outro homem envolvido na ocorrência teria morrido. A moto utilizada no delito havia sido roubada em Várzea Paulista.

O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, e a coordenadora do sindicato na sede da capital, Maria das Neves Duarte, fizeram contato com familiares, amigos e colegas de trabalho do servidor para prestar apoio ao companheiro até que ele se recupere plenamente dos ferimentos. O policial penal está lotado em uma penitenciária de Franco da Rocha, mas não terá a unidade, nem nome ou foto divulgados, com o objetivo de preservar sua segurança.

O sindicato também ofereceu respaldo jurídico e apoio psicológico ao policial penal, que precisará de licença médica do trabalho por prazo a ser definido, além de outras medidas protetivas contra eventuais danos que podem se abater sobre sua rotina como servidor penitenciário e sua vida pessoal, independentemente de sua recuperação física.

O SIFUSPESP elogia a bravura e a coragem de todos os policiais penais, militares e civis que prestaram auxílio tático vital ao servidor durante a ocorrência, socorrendo o companheiro em caráter de emergência e impedindo a continuidade da ação dos criminosos em Campo Limpo Paulista.

Desde 2015, crimes praticados contra agentes de segurança pública que estão no exercício da função ou em decorrência dela são considerados pelo Código Penal como hediondos, em caso de homicídio ou lesão corporal dolosa; e tipificados como qualificados, se envolverem agressão ou lesão corporal com dolo eventual, seja ela grave ou não, o que pode aumentar a pena - em caso de condenação - de um a dois terços.