Policial penal da unidade foi agredido por detento no dia 25 de maio. Sindicato, que já havia ido até o local no último dia 29, dialogou com diretoria e conversou com servidores para ouvir reivindicações por melhorias na segurança, saúde e outros setores 

 

por Giovanni Giocondo

O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, e o secretário-geral do sindicato, Gilberto Antonio da Silva, estiveram novamente no Centro de Detenção Provisória(CDP) II de Pacaembu nesta terça-feira(01) para dialogar com a diretoria da unidade sobre a agressão sofrida por um servidor no último dia 25 de maio. O policial penal sofreu queimaduras após um detento atirar água fervente contra o rosto dele, mas os ferimentos não foram graves.

A visita, que já havia sido realizada inicialmente no sábado(30), faz parte do trabalho de base do SIFUSPESP, que também conversou com os servidores que estavam no plantão a respeito de demandas reprimidas da categoria em diversos setores, como segurança e saúde. Aos poucos, esse trabalho de base será retomado a partir da vacinação dos diretores do sindicato e dos demais trabalhadores do sistema prisional. 

Para o sindicato, a pandemia ainda preocupa, mas a gestão Lutar para Mudar avalia que frente a um momento de mais segurança com a imunização e atendendo a todos os protocolos sanitários, como o uso de máscara, álcool gel, testagem em massa e sem aglomerações, poderá estender as visitas para outras unidades do Estado.

Na opinião do presidente Fábio Jabá, este trabalho de base é a semente de uma união permanente que precisa existir entre os servidores para a defesa de direitos de toda a categoria tanto contra os desmandos administrativos e econômicos por parte do Estado, quanto diante das ameaças do crime organizado e de presos violentos sobre a vida dos policiais penais, exemplificadas pelo crescente número de agressões. 

Somente em 2021, já foram cinco casos, enquanto outros 15 foram registrados pelo SIFUSPESP no ano passado. “Estamos cuidando dos nossos heróis, que se dedicam integralmente ao sistema prisional, arriscam suas vidas e merecem nossa atenção. Precisamos ouvi-los para levar adiante suas queixas, denúncias, sugestões de melhorias e, com muita união, conseguir obter conquistas para toda a categoria.

O secretário-geral Gilberto Antonio lembrou que os funcionários fazem parte de uma engrenagem que sustenta o sistema e que sua atuação em condições ideais de saúde física e mental, valorização e segurança dentro do ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento das unidades prisionais e o cumprimento da lei.

Devido ao aumento do número de agressões contra servidores no Estado, o SIFUSPESP já encaminhou um ofício à Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) para solicitar o cumprimento da Lei de Execução Penal(LEP), com o fim das regalias concedidas aos detentos. Para Fábio Jabá, a legislação precisa ser cumprida e os ataques contra os policiais penais precisam ser interrompidos imediatamente.

Confira no vídeo abaixo o recado dos diretores do SIFUSPESP para a categoria: