Por Flaviana Serafim

Nesta segunda-feira (5) começa a imunização contra o coronavírus para os policiais penais sistema prisional paulista. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) está organizando um cronograma de vacinação, o SIFUSPESP apurou algumas informações para orientar e esclarecer a categoria.

Uma das orientações oficialmente divulgadas pela SAP é fazer o cadastro prévio no site https://vacinaja.sp.gov.br/ para agilizar a vacinação nos presídios. 

Dos 500 mil servidores que devem ser vacinados na primeira fase, cerca de 180 mil são da segurança pública que conquistaram esse direito após mobilizações nacionalmente, pressionando os governos estaduais e federal por prioridade na imunização, uma vez que os profissionais estão na linha de frente do embate contra a Covid-19.

Até este 31 de março, 71 servidores penitenciários morreram vítimas do coronavírus no sistema prisional de São Paulo. Por isso, o sindicato segue reivindicando que a vacinação seja para todos os servidores e servidoras da SAP, sem distinções. 

Procure sua unidade: depois de fazer o cadastro prévio no site Vacina Já, o próximo passo é o servidor deve entrar em contato com o RH da sua unidade prisional, para fazer um outro cadastramento específico da SAP, uma verificação de dados na qual vai declarar tipo sanguíneo, comorbidades e doenças preexistentes, entre outras informações relacionadas à saúde. 

Onde será a vacinação: a vacina vai ser aplicada nas unidades prisionais e não na rede pública de saúde. As doses são controladas pela SAP por não fazerem parte do calendário nacional de vacinação, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas sim de uma conquista resultado da pressão da categoria sobre os governos estadual e federal.  

A vacina poderá ser aplicada numa unidade prisional diferente da que o servidor trabalha. Neste caso, a orientação também é procurar o RH da própria unidade. 

Quem será vacinado: policiais penais que estejam na ativa, inclusive do grupo de risco e os que estiverem afastados por férias ou licença-prêmio.

Não serão vacinados:
- servidores em licença médica
- servidores que aguardam a aposentadoria em casa
- aposentados
- servidores das coordenadorias e da sede da SAP, exceto os policiais penais de escolta e de segurança penitenciária

Solidariedade é vacina contra a fome

A crise sanitária e social causada pela Covid-19 completa um ano, agravando ainda mais a situação de milhares de famílias vulneráveis. Incentivando a solidariedade frente ao quadro grave, o sindicato conta com a colaboração da categoria fazendo parte da campanha “Vacina contra a fome”, para doação de alimentos que está sendo promovida durante a vacinação. 

A campanha é realizada pelas Cipas e pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) em cidades paulistas de todas as regiões do Estado, e conta com apoio do SIFUSPESP na divulgação da iniciativa. 

Confira essas e outras informações no vídeo com Fábio Jabá, presidente do sindicato.