Por Flaviana Serafim

Devido ao lockdown decretado pelas prefeituras locais das cidades de Dracena, Junqueirópolis e Araraquara, causado pelo aumento de casos de coronavírus, as unidades prisionais destes municípios estão com visitas suspensas neste final de semana. 

De acordo com informação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por conta de casos de Covid-19 também estão suspensas as visitações na Penitenciária II de Itirapina (pavilhões I e II), na Penitenciária de Iperó (pavilhão V), na Penitenciária de Capela do Alto (pavilhões III e V) e ainda na Penitenciária de Flórida Paulista. 

Como a direção do sindicato tem denunciado e criticado, a SAP segue fazendo suspensões pontuais na visitação, quando a reivindicação da categoria é pela suspensão das visitas em todas as unidades prisionais paulistas, dado o agravamento da pandemia com aumento de casos na população carcerária e entre os servidores do sistema. 

O SIFUSPESP também denunciado à imprensa a gravidade do quadro, e entrou com agravo de instrumento na Justiça pela suspensão de efeito da decisão que permitiu a retomada das visitas presenciais durante a pandemia (leia mais).

Clique aqui e acompanhe a tramitação do processo número 0013592-19.2020.8.26.0000

Presidente do sindicato, Fábio César Ferreira, o Jabá, avalia que a união da categoria é que poderá mudar a situação:

“Vamos começar a fazer paralisações nas unidades prisionais, com mobilizações pontuais onde há os casos de Covid-19 aumentaram. Nossas vidas estão em jogo, assim como a de nossas famílias. A única forma que a SAP e o governo estadual vão respeitar vai ser quando paralisarmos as unidades e para isso precisamos de união”, conclui.