Por Redação SIFUSPESP

A subportaria da Penitenciária de Araraquara foi atacada por volta das 20h40 desta segunda-feira (1), alvejada por tiros disparados por homens ainda não identificados. 

Os homens se aproximaram da unidade numa picape Fiat Toro preta e abriram a porta do veículo, de onde fizeram cerca de vinte disparos de acordo com as informações recebidas pelo SIFUSPESP (confira as imagens do vídeo no final do texto).

A direção do sindicato alerta a categoria para a atenção redobrada frente ao ataque, vai contatar a Coordenadoria da Região Noroeste para cobrar medidas de segurança e também vai presencialmente à unidade apurar denúncias que estão na Corregedoria. 

A unidade está entre as que enfrentam forte déficit de servidores. Faltam funcionários, vários se aposentaram ou estão em vias de aposentadoria, e há ainda os afastados pela Covid-19.  

A superlotação piora o quadro. Com 1.061 vagas, a Penitenciária de Araraquara tem hoje uma população de 1.422 presos no regime fechado. No anexo de detenção provisória, são 548 detentos onde as vagas são para 496.  

“É uma tragédia anunciada. Não há servidores, as visitas continuam liberadas apesar da piora no quadro da pandemia e os detentos estão percebendo o déficit de funcionários, os riscos de Araraquara estão em outras unidades. É uma situação que põe em risco os funcionários e quem está fora dos muros também" destaca Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente do sindicato.

O SIFUSPESP também entrou com ação no Ministério Público "porque o governo de São Paulo não abre os olhos para a urgência das contratações”, critica o dirigente.