Presos pularam muro do anexo de progressão penitenciária e contaram com ajuda externa para fugir da unidade

por Giovanni Giocondo

Pulando os muros do anexo de progressão penitenciária, dois detentos conseguiram - com a ajuda de um motorista e um veículo que esperavam do lado de fora - evadir da Penitenciária de Araraquara nesta sexta-feira(20).

A dupla cumpria pena no regime semiaberto e trabalhava na área externa da unidade prisional quando aconteceu a fuga. Até o momento, a única pista é a imagem de uma câmera de segurança da rua que fica ao lado da penitenciária, onde foi possível identificar o modelo do carro que auxiliou na evasão.

Superlotada, a Penitenciária de Araraquara possui uma população de 1.454 detentos, diante de uma capacidade para 1.061. A ala de progressão penitenciária também está acima de seu limite, com 568 sentenciados onde poderiam estar apenas 496. Os dados são da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

De acordo com informações da Justiça, os dois presos que evadiram da unidade cumpriam pena por tráfico de drogas e tinham sido condenados respectivamente a 18 e a 21 anos de reclusão. Eles são da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, região onde também estão sendo feitas buscas. Caso sejam recapturados, vão regredir para o regime fechado.