Por Redação SIFUSPESP

O ex-vereador de Bauru, Roque Ferreira, morreu vítima de coronavírus na tarde desta sexta-feira (4), aos 65 anos, após período de internação no Hospital Beneficência Portuguesa. Com dois mandatos no município, em 2008 e 2012, Ferreira defendeu os trabalhadores penitenciários em diferentes ocasiões ao longo de sua atuação como parlamentar bauruense pelo PT e também de sua mudança para o PSOL.  

Entre outras lutas ao lado dos servidores do sistema, foi contrário ao fechamento do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) 3 de Bauru. Como não havia a garantia de transferência dos servidores para outras unidades da região, a desativação do CPP prejudicaria dezenas de trabalhadores penitenciários, mas o embate, que durou anos - de 2014 a 2017 - garantiu que a unidade prisional continuasse funcionando. 

Na trajetória de Roque Ferreira, que é natural de Birigui, também estão a longa atuação como liderança no Sindicato dos Ferroviários e junto aos movimentos sociais. 

Ele deixa a esposa Tatiana Calmon e quatro filhos - Dandara, Michele, Tales e Vinicíus -, além de netos e muito amigos que acompanharam suas lutas. 

Foi decretado luto oficial de três dias em Bauru pela morte do ex-vereador. 

A direção do SIFUSPESP lamenta a morte de Roque Ferreira e expressa seu profundo pesar à família dos ex-vereador, aos parentes e amigos. 

Roque Ferreira, presente!