Por Flaviana Serafim 

O SIFUSPESP convoca a categoria para participar da mobilização das forças públicas de segurança por reajuste salarial digno, que ocorre nesta segunda-feira (11), a partir das 7h, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista (Av. Morumbi, 4500 - Morumbi, São Paulo - SP). 

A mobilização  é o segundo movimento unificado das categorias das forças de segurança pública, que realizaram um primeiro protesto no último dia 4 de novembro, reunindo cerca de 10 mil pessoas no centro da capital, em reação ao reajuste de apenas 5% anunciado pelo governador João Doria (PSDB) para o salário e pisos salariais (leia mais).

No caso dos servidores do sistema prisional, o projeto de reajuste, enviado por Doria para a Assembleia Legislativa, não contempla todas as carreiras da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e nem inclui o reajuste do auxílio alimentação.

Na mesma data e local, das 8h às 19h, o governador João Doria (PSDB) participa do 1º Fórum Internacional Integrado de Segurança Pública e Digital, com a presença de convidados nacionais e do exterior, com representantes do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul, em evento promovido pela Associação Paulista do Ministério Público (AMP) em conjunto com o governo estadual.

“Na mesma semana em que o Congresso aprova a Polícia Penal, o governador acha que faz segurança sem polícia. Doria não convidou nenhuma das polícias e muito menos os funcionários do sistema prisional para participar desse evento internacional de segurança digital e segurança pública”, critica o senador Major Olímpio (PSL), em vídeo convocando as categorias para o novo protesto. 

Presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, afirma que a atitude do governador Doria “é mais uma demonstração de descaso com as forças de segurança. Quando interessa, Doria lembra das polícias e do sistema prisional, usa a segurança pública para fazer marketing, mas esquece da valorização necessária aos trabalhadores”, conclui. 

A exemplo do protesto realizado neste 4 de novembro, o dirigente ressalta a importância da participação maciça dos servidores penitenciários para fortalecer a luta por um reajuste digno. 

Protesto das forças públicas de segurança por reajuste digno
Data: 11 de novembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: a partir das 7h
Local: Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4500 - Morumbi - São Paulo - SP