Por Redação SIFUSPESP

O Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) apoia por unanimidade a PEC 372/2017, que cria a Polícia Penal, e vai encaminhar ofício ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, manifestando-se formalmente à votação favorável.

O Consej é um fórum de discussão permanente integrado por secretários estaduais de Justiça, de Direitos Humanos e de Administração Penitenciária de todo o país. A proposta foi defendida nesta quinta-feira (3), pelo Coronel Wellington Urzêda, Diretor-Geral da Administração Penitenciária, na reunião ordinária do Consej, realizada em Curitiba (PR).

O documento foi assinado por todos os 17 conselheiros representantes dos Estados presentes na reunião do Consej e será protocolado na segunda-feira (7), na Câmara dos Deputados.

“Não tenho dúvidas de que é uma categoria que precisa ter os mesmos direitos e tratamento das forças policiais pela natureza das rotinas penitenciárias que eles exercem e precisam ter o mesmo valor institucional e reconhecimento”, afirma o Coronel Urzêda. Para ele, na prática a Polícia Penal “também vai significar maior valorização, motivação e estímulo para a categoria”.

A direção do SIFUSPESP e da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) agradecem o apoio do Consej, pela relevância do fórum, e por representar o reconhecimento dos secretários e governos estaduais quanto à importância dos servidores penitenciários.

Assista o vídeo com a mensagem dos conselheiros: