Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários pautou debate sobre o tema com posicionamento forte dos parlamentares no combate ao projeto de Dória, enquanto SIFUSPESP gravou entrevistas para emissora do Legislativo

 

por Giovanni Giocondo

Em um dia muito produtivo de agenda dentro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), dirigentes do SIFUSPESP conseguiram nesta quarta-feira, 22/05, ampliar o apoio dos parlamentares contra a proposta de privatização do sistema prisional.

A primeira sinalização positiva veio por parte da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, cujos representantes, em sua maioria, mostraram sensibilidade com a situação dos trabalhadores e do sindicato frente ao projeto do governador João Dória (PSDB).

Com posicionamentos fortes, os deputados Sargento Neri (AVANTE), Adriana Borgo (PROS), Luiz Fernando (PT), Danilo Balas e Major Mecca - ambos do PSL,  Ed Thomas (PSB), Isa Penna (PSOL) e Delegado Olim (PP) - que preside a Comissão - mostraram sua oposição à privatização e à falta de diálogo do Palácio dos Bandeirantes sobre a proposta.

Diante dessa conjuntura, a Comissão recebeu requerimentos por parte de Luiz Fernando (PT) e Adriana Borgo (PROS) para convite e convocação ao secretário de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo.

Jabá em diálogo com o deputado Luiz Fernando (PT) na Comissão de Segurança Pública. Fotos: Flaviana Serafim

A ideia é que o titular da pasta compareça à reunião da comissão para explicar o processo de terceirização aos parlamentares e à população em geral, sobretudo após a realização da audiência pública, no último dia 6 de maio, que debateu o edital para a cogestão dos centros de detenção provisória de Gália I, II, Aguaí e Registro.

O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, e o conselheiro do sindicato, Roberto Fante, acompanharam integralmente a reunião e aproveitou a oportunidade para falar com mais deputados sobre a luta do sindicato contra a privatização, que vem sendo encampada pelos trabalhadores desde o anúncio do projeto pelo Palácio dos Bandeirantes, no início de 2019.

O diálogo foi muito positivo, avalia o sindicalista,  já que novos deputados além daqueles que já vinham manifestando claramente sua opinião contra o projeto - casos de Neri, Borgo e Giannazi, por exemplo - também manifestaram seu apoio às reivindicações do SIFUSPESP.

Requerimento da deputada Adriana Borgo ao secretário da SAP, Coronel Nivaldo Restivo

Um desses parlamentares é Danilo Balas(PSL), que é agente federal e, enquanto suplente da Comissão, pôde contar um pouco de sua experiência na função e demonstrar solidariedade à demanda dos servidores paulistas.

No olhar de Fábio Jabá, a conquista do apoio de mais parlamentares contrários ao projeto de privatização tem um significado altamente positivo e coroa todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo SIFUSPESP dentro da Assembleia ao longo deste primeiro semestre.

Confira o vídeo da reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, em transmissão pelas redes sociais do deputado Sargento Neri. Após os primeiros 12 minutos, começam os debates sobre as condições de trabalho dos servidores penitenciários e sobre as privatizações. 

Entrevistas para programas da TV Alesp

A posição de destaque como representante dos trabalhadores penitenciários permitiu que o presidente do SIFUSPESP fosse convidado a gravar entrevistas e participar de debates sobre a privatização em programas da TV Alesp.

Nesta quarta-feira, às 19h, foi ao ar uma entrevista de Fábio Jabá para o Jornal da Assembleia. O programa será reapresentado na quinta-feira, ao meio-dia. 

Ao lado da doutoranda da Universidade Federal do ABC, Josiane Silva Brito, e do Defensor Público Leonardo Biagione de Lima, o sindicalista também foi um dos convidados do programa Em Discussão Convida, apresentado pelo deputado estadual Carlos Giannazi. O programa irá ao ar na próxima segunda-feira, 27/05 às 22h, na TV Alesp.

Programa 'Em Discussão Convida' debateu a privatização dos presídios em SP

Jabá ainda gravou vídeo com o deputado Danilo Balas manifestando seu apoio ao embate dos trabalhadores penitenciários contra as privatizações. Confira: