Durante confusão, outros detentos tentaram derrubar portas das celas a base de chutes

 

Um agente de segurança penitenciária(ASP) foi agredido por um detento nesta quinta-feira, 25/04, na Penitenciária de Iperó, no interior paulista.

O caso aconteceu durante uma blitze de rotina feita pelos funcionários dentro das celas em que ficam os sentenciados, com o objetivo de encontrar objetos ilícitos, como drogas e celulares.

Pelo menos três dos 17 presos que estavam no local se recusaram a sair para permitir que os ASPs fizessem a fiscalização.

Durante o processo de retirada desses resistentes, um dos detentos atingiu um agente com um tapa, enquanto os demais tentaram quebrar as portas do raio onde se encontravam com chutes. Eles só foram impedidos porque o braço mecânico usado para fechar as celas no sistema de automação conseguiu suportar os ataques.

Os responsáveis pelo episódio de violência foram recolhidos e encaminhados para transferência a outras unidades prisionais, conforme procedimento-padrão da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

O agente não sofreu ferimentos, mas está muito abalado psicologicamente em decorrência da agressão. De qualquer forma, foram registrados o boletim de ocorrência e a notificação de acidente de trabalho.