Funcionários e membros da Pastoral são feitos reféns pelos presos

 

Pelo menos dois agentes de segurança penitenciária(ASPs) e 12 integrantes de entidades religiosas, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), estão sendo mantidos reféns por detentos do Centro de Detenção Provisória(CDP) de Taubaté, no vale do Paraíba, em um motim deflagrado na tarde desta quarta-feira, 08/08.

Há um princípio de incêndio na unidade, que ainda não foi controlado. Não há informações sobre os motivos da confusão, nem quantos presos estão envolvidos. O fato é que os amotinados queimaram colchões e conseguiram estourar os raios onde estavam, chegando até a portaria da unidade, onde foram contidos pelo Grupo de Intervenção Rápida(GIR) e pela Célula de Intervenção Rápida(CIR).

A coordenadora da sede regional do sindicato no Vale do Paraíba, Sonia Ponciano, está na frente da unidade e relatou que duas ambulâncias e um veículo do corpo de Bombeiros entraram no CDP, que possui capacidade para 844 sentenciados mas comporta atualmente 1.521 presos.

O coordenador de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Júnior, já está no CDP para dialogar com os detentos e tentar negociar a libertação dos reféns.

O presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, está a caminho do local para acompanhar os desdobramentos do motim e em breve trará mais informações sobre a situação dos reféns.

 

Abaixo o vídeo de nossa coordenadora Regional Sônia Ponciano direto do local dos fatos: