Ida a penitenciária da cidade marca proposta de diálogo com a categoria, que vem se estendendo por unidades de todo o Estado

Diretores do SIFUSPESP estiveram na última sexta-feira, 09/02, na Penitenciária de Paraguaçu Paulista, para dialogar com os funcionários da unidade sobre a necessidade da melhoria de suas condições de trabalho. Na visita, estiveram presentes o coordenador da sede regional de Presidente Prudente, Apolinário Leite Vieira, e o diretor de base Danilo Ancelmo Cavalhieri.

Os sindicalistas foram muito bem recebidos pelos colegas e apresentaram aos servidores os objetivos da nova diretoria do Sifuspesp, incluindo na conversa os diversos projetos encampados pela gestão “Lutar para mudar”, entre eles a proposta de campanha salarial, iniciada neste mês. Também foram sanadas dúvidas sobre temas como aposentadoria e atendimento jurídico.

Apolinário e Danilo ainda informaram aos trabalhadores sobre as visitas a unidades que o SIFUSPESP vem promovendo nos mesmos moldes da ida a Paraguaçu, mas em outros municípios paulistas. As atividades buscam ouvir dos servidores quais as demandas mais urgentes de cada local, o que dará subsídio para a construção de mobilizações coletivas em prol dos funcionários.

Nesse sentido, os diretores do SIFUSPESP mostraram aos agentes de escolta e vigilância penitenciária(AEVPs) e aos agentes de segurança penitenciária(ASPs) que atuam na Penitenciária de Paraguaçu Paulista o porquê de o sindicato não concordar com a proposta de aumento salarial de apenas 3,5% feita pelo governador Geraldo Alckmin(PSDB).

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), o SIFUSPESP mostrou força na última semana ao abrir um canal de comunicação direta com deputados de diversos partidos a fim de elaborar emendas que transformem o projeto e definam uma reposição digna dos vencimentos do funcionalismo público, atrelada às perdas inflacionárias dos últimos anos.

Outra conversa se referiu à necessidade de um transporte de baixo custo para os servidores do sistema prisional, ideia que vai se materializar a partir do projeto Linha Sifuspesp, que pretende disponibilizar aos associados ônibus que façam o traslado entre cidades do interior e a capital. A ficha cadastral está disponível no link: http://www.sifuspesp.org.br/noticias/4997-linha-sifuspesp

Além de saberem sobre os novos projetos do sindicato, os servidores fizeram queixas sobre as atuais condições de trabalho e a falta de perspectiva de crescimento na carreira no sistema prisional paulista. De acordo com Apolinário Leite Vieira, “o descontentamento é geral” entre os funcionários que trabalham em todos os setores da penitenciária.

Alguns dos problemas pontuais localizados na unidade, como a necessidade de os presos serem algemados quando da saída dos raios para as radiais com o intuito de melhorar a segurança dos ASPs, foram relatados aos sindicalistas e, segundo os funcionários, já colocada em prática.

Outras demandas estabelecidas durante a visita estão no relatório dos diretores do SIFUSPESP e serão encaminhados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado(Croeste), representada por Roberto Medina, por meio de ofícios.

“A ideia do sindicato é estar sempre presente junto a sua base para entender de fato quais são os principais problemas enfrentados pelos funcionários. Por isso, acreditamos que os servidores devem aproveitar essas oportunidades para dizer tudo aquilo que têm lhes afligido para que, assim, possamos levar adiante ações e lutas que vão beneficiar todos os trabalhadores”, esclarece Apolinário.