Dando continuidade ao trabalho de visitação das obras das novas unidades prisionais, o diretor de Comunicação do SIFUSPESP, Adriano Rodrigues, esteve recentemente nas futuras unidades de Votorantim, Mairinque e Porto Feliz. Delas, a que está mais adiantada é a Penitenciária Feminina de Votorantim, com previsão de inauguração em janeiro de 2014 - segundo informação obtida pelo diretor do sindicato junto aos trabalhadores da obra.

No mês passado a SAP informou que oito unidades podiam ser entregues ainda em 2013: Penitenciárias Masculinas de Taquarituba, Bernardino de Campos, Piracicaba e Mairinque; CDP em Riolândia e Icem; e CPP em Jardinópolis e Porto Feliz. “Acho pouco provável que a unidade de Mairinque fique pronta neste ano. E o CPP de Porto Feliz ainda está na fase inicial de obras. Das que visitei, somente a de Votorantim tem aparentemente condições de ser inaugurada no período previsto”, analisa Adriano Rodrigues.

A nova diretoria do SIFUSPESP, eleita em abril passado, decidiu acompanhar de perto a construção das novas unidades e cobrar o cumprimento dos prazos. “É uma medida importante para os funcionários do sistema prisional. Essas construções foram anunciadas em 2008 quando o então governador Serra disse que estariam prontas até dezembro de 2009. Estamos em 2013 e tem obra que nem começou ainda”, lembra Adriano.

A construção de novas unidades prisionais é uma reivindicação antiga dos trabalhadores do sistema para ajudar no combate à superlotação carcerária. “Por outro lado, essas novas unidades também irão apressar as transferências de funcionários, através de LPT, LPTR e LPTE. Tem muita gente aguardando ser transferido para municípios próximos da residência. Para essas pessoas, em especial, é muito interessante que o sindicato se mobilize desta forma, acompanhando as obras de perto e informando corretamente à categoria”, conclui o diretor de Comunicação.

CAMPANHA

O SIFUSPESP convida todos os servidores do sistema prisional paulista a participarem dessa iniciativa. Basta ir até o local onde uma unidade está (ou deveria estar) sendo construída, tirar fotos do local e enviar por email ao sindicato, informando o dia da visita e comentando o que viu – se a obra está em fase inicial ou final, se está em andamento normal, se está paralisada, etc.

“Essa é uma iniciativa que pode e deve ter a participação de todos. Não custa nada. Quem mora, trabalha ou passa por perto de um local onde será construída uma unidade prisional pode colaborar atualizando as informações daquela obra. Assim podemos ficar sabendo em tempo ágil sobre uma paralisação irregular de obra, por exemplo, e cobrar satisfações ao governo”, lembra João Rinaldo Machado, presidente do SIFUSPESP.

_____

Fotos abaixo: locais das novas unidades prisionais em Itatinga, Mairinque, Porto Feliz e Votorantim, todas já visitadas por diretores do SIFUSPESP recentemente.

100613itatinga 100613mairinque 100613portofeliz2 100613votorantim