Servidores confirmaram ao SIFUSPESP que caso aconteceu na última quarta-feira(18), quando dois sentenciados do semiaberto faziam trabalho na área externa da unidade

 

por Giovanni Giocondo

Dois presos do regime semiaberto que tentaram fugir da Penitenciária de Álvaro de Carvalho, no interior paulista, na última quarta-feira(18), foram recapturados menos de 24 horas depois em uma rodovia próxima à unidade prisional.

A evasão aconteceu no momento em que os sentenciados da ala de progressão estavam trabalhando em uma horta, localizada na área externa do estabelecimento penal, e iniciaram uma corrida para dentro de uma plantação em uma propriedade vizinha.

Os policiais penais que estavam de plantão acionaram a Polícia Militar, que iniciou a varredura nos arredores. Os presos foram encontrados pelos policiais militares no início da manhã seguinte, 19 de janeiro, caminhando em uma estrada próxima à penitenciária.

A informação foi publicada inicialmente pela NOVATV, e confirmada pela assessoria de imprensa do SIFUSPESP com servidores de Álvaro de Carvalho.

De acordo com os policiais penais que conversaram com o sindicato, e que permanecerão com a identidade preservada por questão de segurança, os dois sentenciados foram detidos e encaminhados para o Centro de Detenção Provisória(CDP) de Álvaro de Carvalho.

Em razão da falta disciplinar grave, ambos devem regredir para o regime fechado, de acordo com o que determina a Lei de Execução Penal(LEP).

A Penitenciária de Álvaro de Carvalho possui uma população de 1.189 presos para uma capacidade de 873 no regime fechado, além de mais 217 na ala de progressão, onde existem vagas para 222. Já o CDP de Álvaro de Carvalho, apesar de inaugurado recentemente - em outubro de 2020, já está superlotado, com 923 presos vivendo em um espaço que deveria abrigar somente 823.