Lista foi atualizada ontem, após formatura de novos servidores do concurso ASP 2017. Policiais penais que já estão no sistema poderão procurar centro de recursos humanos do estabelecimento penal onde estão lotados a partir das 11h da manhã. Com início do exercício de cargos de AEVPs de 2014, expectativa é que LPT desses profissionais também comece a rodar

 

por Giovanni Giocondo

Serão abertas às nesta terça-feira(30), às 11h da manhã, as inscrições para a inclusão ou alteração dos nomes dos policiais penais na Lista Prioritária de Transferências(LPT) da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

A partir deste horário, os trabalhadores já poderão procurar o Centro de Recursos Humanos da unidade prisional onde estão lotados para efetuar a mudança. Já aqueles que não pretendem mais a transferência de estabelecimento penal também precisam se manifestar oficialmente para tirar seu nome da lista.

A LPT foi atualizada nesta segunda-feira(29), após a formatura dos 616 novos servidores aprovados no curso de formação técnico-profissional da Escola de Administração Penitenciária(EAP), provenientes do concurso para o provimento de cargos de agente de segurança penitenciária(ASP) de 2017, tanto masculino quanto feminino(foto abaixo).

Crédito da imagem - Sergio Cardoso

Realizada na zona leste de São Paulo, a cerimônia marcou a vitória definitiva dos policiais penais de segurança e custódia, que agora permitiram que a LPT pudesse ser atualizada. O evento contou com a participação da diretoria do SIFUSPESP, que celebrou ao lado dos novos companheiros de sistema toda a luta empreendida nos últimos anos para que este momento fosse finalmente concluído.

Paralelamente a isso, aconteceu ontem também o início do exercício de cargo dos policiais penais aprovados no concurso para provimento de cargos de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014, que já haviam sido nomeados. Com essa medida, a expectativa é que a LPT dos profissionais de escolta e vigilância também seja atualizada em breve.

Em São Paulo, na sede da SAP,(imagem acima) esses servidores foram recepcionados pelo SIFUSPESP, que ofereceu aos trabalhadores um café da manhã desde as primeiras horas do dia, antes de seu comparecimento à secretaria. Além da alimentação, o sindicato forneceu inúmeras orientações complementares aos policiais penais, que agora iniciarão seu curso de formação, previsto para terminar em 15 de dezembro.

Na opinião da coordenadora da sede regional do SIFUSPESP em São Paulo e região metropolitana, Maria das Neves Duarte, a secretaria tem agido de forma mais célere no atendimento às principais reivindicações do sindicato, principalmente após a nomeação dos aprovados nos concursos, que inevitavelmente levou ao andamento da LPT.

“É preciso que esse movimento continue, dinâmico, eficiente, porque quando a SAP age sob o estímulo das lutas dos trabalhadores, o sistema passa a funcionar melhor, graças à chegada de novos policiais penais que reforçam nossa segurança e a mudança dos demais para outras unidades, onde atuarão em melhores condições de trabalho”, afirmou.

Confira a seguir mais algumas imagens sobre a festa dos policiais penais ASP 2017: