compartilhe>

Conforme assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ocorreram tentativas de entrada de drogas, celulares, entre outros da parte de visitantes, nos casos abaixo, o último final de semana, 20 e 21 de abril. Durante o procedimento de visitas, algumas vezes com o auxílio de scanner corporal, agentes penitenciários conseguiram impedir a entrada desses materiais. É necessário dizer que este trabalho vai além da observação de imagens em scanners - o que para realizar é necessário treino e experiência, além da especializada observação de comportamento dos visitantes no momento da entrada. Agentes, devido a experiência de constante observação, reconhecem trejeitos e palavras utilizadas para tentar distrair o procedimento de revista. É um trabalho especializado "informalmente" e pouco reconhecido.

 

Presidente Venceslau:

Um pote com bolinhos de chuva foi utilizado por uma visitante para esconder papelotes de maconha e cocaína na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães, de Presidente Venceslau. A droga seria entregue ao companheiro da mulher.

 

Araçatuba:

O religioso de uma congregação foi pego pelos servidores tentando entrar no Centro de Ressocialização de Araçatuba com um chip para celular que escondido dentro de um teclado musical, que seria usado em ato religioso. O flagrante foi possível depois que os agentes tentaram passar o equipamento no raio-x e ouviram o barulho de chip caindo no chão, ainda no ambiente da revista. Ao ser indagado, o homem negou portar qualquer produto que fosse proibido.

 

Andradina:

Na Penitenciária “ASP Anísio Aparecido de Oliveira”, de Andradina, uma mulher foi submetida ao equipamento de escâner corporal, quando foi observado na imagem a presença de algo estranho na altura da sua genitália. Após ser questionada pelas servidoras do Estado, a visitante entregou, espontaneamente, um volume contendo maconha.

Martinópolis:

Uma visitante foi flagrada na Penitenciária de Martinópolis escondendo, um invólucro inserido na sua genitália com dois micro aparelhos de celular sem as respectivas carcaças. O flagrante foi possível após a mulher passar pelo escâner corporal da unidade, que apontou o acessório ocultado.

 

Mirandópolis:

Na Penitenciária “ASP Lindolfo Terçariol Filho”, de Mirandópolis, ao realizar revista nos alimentos trazidos por uma visitante, agentes localizaram, pelo raio-x da unidade, uma vasilha de comida com 19 comprimidos de cor azul e 35 cápsulas plásticas de cocaína.

  

Pacaembu:

Também houve apreensão na Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santo”, de Pacaembu. Uma mulher passava pela revista quando entrou em contradição e, voluntariamente, confessou que estava com RG falso e que seu nome verdadeiro era outro. Ela também passou pelo equipamento de escâner corporal que apontou mais irregularidades: ela escondia um invólucro com um celular que estava introduzido em sua genitália. Uma outra visitante tentou fazer chegar nas mãos de um preso um invólucro contendo haxixe e que estava escondido em suas partes íntimas. A localização foi feita pelo equipamento de escâner corporal.

    

Presidente Bernardes:

Quatro visitantes foram surpreendidas pelos agentes do Estado tentando entrar com itens proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, de Presidente Bernardes. Na primeira ocorrência, durante procedimento de revista de alimentos que chegam à unidade, foram apreendidos comprimidos de estimulante sexual, oito porções de maconha e quatro porções de cocaína dentro de um pote de alimento. Domingo, ao passaram pelo equipamento de escâner corporal, outras duas visitantes foram vistas com dois celulares escondidos em suas genitálias.

    

Capital:

Uma mulher de 25 anos tentou entrar no Centro de Detenção Provisória I “ASP Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros, com um pacote introduzido no corpo. O flagrante ocorreu no momento em que a visitante passou pelo aparelho de escâner corporal, que indicou um objeto desconhecido na região pélvica. Após questionamentos das agentes de segurança, ela acabou retirando um pacote contendo aproximadamente 211g de cocaína e maconha.

No mesmo dia, no Centro de Detenção Provisória I de Belém, outra visitante foi flagrada tentando entrar o presídio com material ilícito nas partes íntimas. A mulher escondia no corpo um pacote de aproximadamente 10,5 cm contendo duas placas de celular.

   

Diadema:

A mãe de um preso foi surpreendida ao passar pelo aparelho de escâner corporal no Centro de Detenção Provisória de Diadema. O equipamento identificou um objeto na região pélvica da visitante. Tratava-se de um invólucro contendo dois pacotes de ilícitos: um deles continha 24g de maconha, e o outro, 54g de cocaína.

  

Franco da Rocha:

Agentes de segurança do Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha flagraram, pacotes de fumo levados pela mãe de um sentenciado, contendo aproximadamente 268g de substância de maconha. O material ilícito foi encontrado no momento em que os profissionais faziam a revista de rotina nos objetos da visitante.

 

São Vicente:

Na Penitenciária I de São Vicente, uma visitante passou pelo equipamento de escâner corporal quando agentes viram que ela escondia algo no corpo. Questionada, a mulher se propôs a retirar o objeto: 24 g maconha que estavam em um pano prensado na calcinha.

Tremembé:

Na Penitenciária I de Tremembé, agentes da unidade flagraram 9g de maconha que estavam na costura da barra do top que uma visitante vestia. Ao passar pela revista, servidoras notaram um volume na região das costas da mulher. Ao ser indagada sobre o fato, a visitante demonstrou nervosismo e admitiu estar portando a porção de droga.

Itirapina:

Uma mulher foi flagrada Penitenciária ‘João Batista de Arruda Sampaio’, Itirapina II, durante o procedimento de revista. A suspeita pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida quando passou pelo escâner corporal, que apontou alteração na região pélvica da mulher. A mulher estava aparentemente nervosa e negou que estivesse com algo ilícito. Depois, acabou admitindo que havia colocado um microcelular na genitália.

Hortolândia:

Ao passar pelo equipamento de escâner corporal, na Penitenciária III de Hortolândia, agentes viram que uma visitante tentava levar um invólucro contendo maconha para dentro da unidade.

 

Pirajuí:

Na Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira”, de Pirajuí, duas ocorrências foram registradas. No primeiro caso, uma visitante foi pega escondendo um mini celular na genitália. Depois, outra mulher, desta vez a sogra de um visitante, foi flagrada escondendo um mini celular no corpo. No dia seguinte, uma moça foi flagrada com maconha escondida em um invólucro, em suas partes íntimas.

  

Bauru:

Na Penitenciária “ASP Francisco Carlos Caneschi”, de Bauru, um homem foi submetido ao escâner corporal, quando o aparelho apontou algo errado na calça que ele vestia. Agentes descobriram que ele escondia na barra e no cós da calça 3,19g de maconha, que seriam entregues ao irmão dele.

Iperó:

Duas mulheres foram flagradas na Penitenciária “Odon Ramos de Maranhão”, de Iperó. No primeiro caso, agentes perceberam alteração na região da cintura de uma mulher e após fazer uma segunda revista encontraram no cós da calça que ela usava 19 gramas de cocaína. Antes, ela foi submetida ao equipamento de escâner corporal. No segundo episódio, logo em seguida, uma mulher colocou 155 gramas de maconha na genitália e precisou ser conduzida ao Pronto Atendimento, pois ela negou que estivesse com ilícitos em seu corpo. Após o raio-x, nada foi encontrado na suspeita, mas a agente que acompanhou o caso desconfiou que a visitante houvesse tirado o material do corpo e pediu para que ela levantasse a blusa, encontrando o entorpecente no sutiã da suspeita.

  

Marília:

Na Penitenciária de Marília registrou três apreensões no último final de semana. O escâner corporal da unidade apontou para objeto suspeito escondido na bolsa da visitante. Em vistoria minuciosa nos pertences da mulher, as agentes de segurança localizaram quatro porções de maconha. No outro caso uma mulher foi flagrada tentando entrar na penitenciária com uma porção de maconha escondida entre as roupas, na altura da cintura. Inicialmente, após ser descoberta pelo escâner corporal, ela negou qualquer irregularidade e também se recusou a acompanhar a agente feminina até uma sala reservada. A visitante, então, se aproximou do balcão de atendimento e dispensou o entorpecente ao chão. A ação, entretanto, foi flagrada por servidores. MINI CELULARES -Logo em seguida, uma mulher foi impedida de entrar na unidade com dois mini celulares (sem os chips) escondidos na genitália. A ação foi descoberta pelo escâner corporal.

  

 

Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/noticias/pauta-22-04-19-2.html#top

Fotos: Divulgação SAP

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp